São José dos Campos (RJ) – Na semana passada, os encontros com os candidatos a prefeito de São José na Associação dos Engenheiros contaram com a participação de Shakespeare Carvalho (PRB), que além de candidato é o atual presidente da Câmara Municipal. Os associados presentes tiveram a oportunidade de aprofundar questões relacionadas à Lei de Zoneamento, Plano Diretor e, principalmente, planejamento urbano.
Shakespeare falou da falta de planejamento das obras realizadas pelo atual gestor e diz que São José precisa voltar ao status de cidade vanguarda, à frente do seu tempo, mais moderna e eficiente. Para isso, pretende “corrigir as rotas e não pegar atalhos”.
Shakespeare também foi indagado sobre o travamento de projetos na Câmara e explicou que os prazos estão dentro do previsto e que “estar tramitando não é estar travado”.
Outra crítica ao governo é a importação de pessoas para trabalhar na cidade. “Os técnicos precisam ser da cidade, isso é um compromisso que eu firmo com o joseense. A gente precisa que os funcionários conheçam a cidade de São José dos Campos, suas dinâmicas e características. Além de uma gestão eficiente, tem que ser orientado por pessoas que tem uma experiência de vida na cidade, pessoas que querem contribuir com a cidade, inclusive o Sebastião Cavali”, comentou.
A burocracia na aprovação de projetos, outorga onerosa, transparência de gestão, existência da sala do engenheiro dentro da prefeitura, verticalização, participação da AEA em conselhos e comissões ambientais, mobilidade urbana, também foram debatidos com o candidato. Os engenheiros puderam dar sugestões de melhorias nas condições agrícolas, por exemplo, com a horta comunitária nas servidões de passagem, entre outras oportunidades de parceria.
O Bate-Papo Estrutural é uma parceria com o portal Meon, que transmite on-line as conversas.
Texto e foto: Meon