O encontro discutiu temas relacionados ao desenvolvimento sustentável, com foco na reta final da Agenda 2030
A presidente da Fundação Republicana Brasileira (FRB), Renata Sene, foi convidada a representar o Brasil no 8º Fórum de Governos Locais e Regionais (LRGF), realizado na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. O evento reuniu representantes de diversos países comprometidos com a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A FRB também acompanhou a delegação do município de Francisco Morato (SP), apoiando a sistematização técnica de experiências locais de sucesso, como o planejamento participativo e programas voltados à inclusão e à saúde nas periferias.
Com o tema “Um multilateralismo em rede para as gerações presentes e futuras: os governos locais no centro da contagem regressiva para 2030”, o Fórum Político de Alto Nível das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (HLPF), (sigla em inglês) destacou a importância de fortalecer a governança multilateral para garantir um futuro melhor para as pessoas e para o planeta, além de enfrentar as persistentes desigualdades dentro e entre os países.
Uma sessão especial foi dedicada aos ODS, com ênfase no ODS 3 (Saúde e bem-estar), ODS 5 (Igualdade de gênero), ODS 8 (Trabalho decente e crescimento econômico), ODS 14 (Vida na água) e ODS 17 (Parcerias e meios de implementação). Durante essa programação, os participantes têm a oportunidade de apresentar políticas públicas e ações locais já implementadas ou em fase de execução. Além dos ODS previstos na programação oficial, a FRB também destacou seu apoio à proposta brasileira de criação do ODS 18 (Igualdade Étnico-Racial), que reconhece o combate às desigualdades raciais como fator essencial para o desenvolvimento sustentável.
O encontro aconteceu entre os dias 14 e 23 de julho, com o HLPF e o LRGF atuando de forma integrada.
Além da presença da presidente Renata Sene, que tem trajetória reconhecida na área da sustentabilidade, cabe ressaltar que a FRB foi a única fundação partidária brasileira convidada a participar dessa agenda internacional. Esta é a primeira vez que a instituição marca presença em um evento de tamanha relevância no cenário global, um marco que reforça o compromisso da FRB com a democracia local, a educação cidadã e o desenvolvimento sustentável nos municípios brasileiros. Durante a programação, a presidente Renata Sene participou de painéis de alto nível e articulou parcerias com agências da ONU, redes internacionais de cidades e instituições acadêmicas, reforçando o papel da FRB como ponte entre os municípios brasileiros e espaços multilaterais.
Nesse contexto, destaca-se que a Fundação conta com um setor específico voltado às demandas municipais, que oferece atendimento técnico especializado a gestores públicos, fortalecendo a gestão e promovendo conexões estratégicas em prol do desenvolvimento local.
A participação da FRB na ONU representa um momento histórico e um posicionamento de responsabilidade e escuta ativa. Como destaca a presidente Renata Sene:
“Estamos no Fórum de Governos Locais e Regionais, mostrando ao mundo a força dos municípios brasileiros no avanço da Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Levamos nossas experiências e soluções locais para inspirar políticas públicas e globais. Acreditamos que é nos territórios onde as mudanças reais acontecem, com participação cidadã, inclusão e desenvolvimento sustentável. A FRB é a ponte entre o Brasil e o mundo, fortalecendo a democracia local e conectando comunidades brasileiras a grandes instituições internacionais. Nosso compromisso é claro, transformar vidas por meio de políticas públicas que promovam inclusão, desenvolvimento e a justiça social. Juntos, podemos construir um futuro que é não deixar ninguém para trás”.
A atuação da Fundação no evento também evidenciou sua estratégia de fortalecer a paradiplomacia dos municípios e ampliar a formação política cidadã como pilares para o avanço da Agenda 2030. Na Fundação Republicana Brasileira, trabalhamos pela construção coletiva de um futuro mais justo e inclusivo para as gerações presentes e futuras. Seguimos firmes, conectando o local ao global com coragem, propósito e visão transformadora.
O que são os ODS?
Diante de um cenário marcado por desigualdades, colapso ecológico e transformações na economia global, tornou-se essencial implementar ações integradas para reverter esse quadro. Nesse contexto, os países membros da ONU, juntamente com outras partes interessadas no desenvolvimento sustentável, adotaram a Agenda 2030 durante a Cúpula de Desenvolvimento Sustentável, realizada em Nova York.
Essa iniciativa global, chamada Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, contempla os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e suas 169 metas interligadas, que abordam desafios como erradicação da pobreza, segurança alimentar, educação de qualidade, igualdade de gênero, proteção ambiental, entre outros. A proposta é construir um mundo mais justo, inclusivo e sustentável, priorizando as populações mais vulneráveis.
A Agenda 2030 foi lançada em setembro de 2015 e estabeleceu o prazo de 15 anos para o cumprimento de suas metas, ou seja, até 2030.
Por: Mazé Rodrigues – Ascom FRB
Revisão: Tamires Lopes – Ascom FRB
Fotos: Arquivo pessoal da presidente Renata