Encontros reuniram lideranças e equipes de comunicação para debater estratégias e fortalecer o protagonismo político e social
A Fundação Republicana Brasileira (FRB) promoveu, nos dias 20 e 27 de junho, a 2ª edição do projeto FRB Mobiliza: Comunicação e Liderança, com encontros presenciais realizados em São Paulo e Brasília. A iniciativa reúne lideranças políticas e suas equipes com o objetivo de aprimorar a atuação pública por meio da comunicação estratégica e reafirma o compromisso da FRB com a educação política de qualidade como instrumento de transformação social.
Em São Paulo, a presidente da FRB, Renata Sene, abriu a programação destacando a importância de preparar cidadãos conscientes, qualificados e comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa.
“O Brasil inteiro está vendo o que a FRB está fazendo: capacitando as lideranças que vão transformar a política. É formação de verdade, com conteúdo, estratégia e missão pública. Para fortalecer os republicanos e a democracia, a gente começa com quem faz a política acontecer lá na ponta, com preparo, propósito e conexão com o Brasil real”, afirmou.
Na sequência, o estrategista político Alessandro Pascoall destacou o impacto direto do treinamento na trajetória pessoal e profissional dos participantes. Em seguida, o coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas (NEP) da FRB, Fábio Vidal, ministrou a palestra “Olhar 26 – Identificando Cenários e Tendências”, enfatizando a importância de compreender os contextos — do macro ao micro — para interpretar os movimentos dos atores políticos e sociais. Encerrando o dia, Guto Ferreira apresentou a palestra “Tá na hora de mudar a comunicação, mas por quê?”, propondo reflexões sobre os desafios e a urgência de uma comunicação mais eficiente e conectada à sociedade atual.
Em Brasília, o evento também foi marcado por conteúdos transformadores e momentos emocionantes, com a participação de Gilmar Arruda, Fábio Vidal e Guto Ferreira. As apresentações reforçaram o propósito do projeto: capacitar lideranças por meio de diálogos potentes, troca de experiências e atualização das práticas comunicacionais.
Um destaque especial foi a atuação da equipe de voluntários, que contribuiu nos bastidores dos dois encontros. Desde cedo até o fim das atividades, dedicaram-se com empenho e atenção aos detalhes, da recepção à organização das salas, do suporte aos palestrantes ao cuidado com cada participante. Esse trabalho essencial foi determinante para o sucesso do FRB Mobiliza: Comunicação e Liderança.
A FRB segue firme em seu propósito de levar educação política a todo o Brasil, fomentar a participação cidadã e fortalecer o protagonismo social.
Por: Mazé Rodrigues – Ascom FRB
Revisão: Tamires Lopes – Ascom FRB
Fotos: Carlos Gonzaga – Ascom FRB e Comunicação FRB/SP