Iniciativa proporcionou integração com a cultura organizacional e conexão entre as instituições
Brasília/DF – A terça-feira (22) foi marcada por uma experiência especial para os colaboradores do Complexo Republicano, em Brasília. Eles participaram de uma experiência de onboarding, que proporcionou momentos de integração com as atividades, a cultura e os processos das três instituições que compõem o prédio: o Republicanos, a Fundação Republicana Brasileira (FRB) e a Faculdade Republicana. A programação incluiu também momentos de descontração, tornando o encontro mais leve e acolhedor.
Com 20 anos de história, o Republicanos é fruto do esforço coletivo de muitas pessoas, algumas já não estão presentes, mas deixaram sua marca nessa trajetória. O tesoureiro nacional do partido, Mauro Silva, destacou:
“O Republicanos é feito por pessoas comuns que sonham alto e trabalham duro. Somos um partido que honra suas raízes, mas que mantém o olhar firme no futuro. Saibam que vocês não estão apenas trabalhando em uma empresa. Estão fazendo parte da construção de uma história, uma história guiada por propósito, valores e compromisso com o Brasil que queremos deixar como legado às próximas gerações”.
Cada instituição foi representada por seu gestor, que permaneceu presente durante toda a programação, demonstrando reconhecimento e valorização do papel de cada colaborador no crescimento conjunto das organizações. A presidente da FRB, Renata Sene, ressaltou:
“Esse acolhimento que vimos aqui hoje não é realidade em todos os lugares, por isso, parabenizo a Inteligência Profissional pelo cuidado e sensibilidade nesse processo. Me senti, de fato, acolhida, como no dia em que cheguei aqui. Somente aqui dentro, é que conheci a grandeza que é FRB. E, mesmo que todos os partidos tenham uma fundação, nenhuma é igual a nossa. Somos a única da América Latina a ter uma faculdade própria. Isso nos possibilita a alcançar novos patamares”.
A cultura do voluntariado, presente desde a criação das instituições, também foi destacada. A voluntária Leandra Goutinho compartilhou sua experiência:
“O voluntariado é uma escolha que vai além do tempo doado, é sobre se colocar à disposição do outro e das causas que acreditamos. Participar dos eventos como voluntária me permite vivenciar na prática o comprometimento com a cidadania. A Fundação nos oferece esse espaço de atuação, aprendizado e conexão. Eu me sinto honrada em fazer parte disso”.
O diretor-geral da Faculdade Republicana, Valdir Pucci, falou sobre os desafios da criação da instituição e sua missão:
“Quando foi feita a pesquisa para a criação da IES, havia dois caminhos: o mais fácil e o mais desafiador. Como é típico do Republicanos, escolhemos o melhor caminho, o que agregaria maior valor no futuro, criar nossa própria faculdade. Nossa razão de existir é clara: acreditamos que o futuro não pode esperar. Por isso, preparamos profissionais com excelência, ética e consciência cidadã”.
Ao longo do dia, coordenadores de cada setor apresentaram o funcionamento das áreas, demonstrando como cada colaborador pode contribuir para o desenvolvimento das atividades. Estiveram presentes tanto recém-chegados quanto colaboradores com anos de atuação. Independentemente do tempo de casa, os depoimentos foram unânimes quanto à importância da experiência.
A analista de Departamento Pessoal do Republicanos, Deise Silva, com apenas duas semanas na instituição, relatou:
“Foi incrível, realmente decolei. Pela primeira vez em anos de profissão tive uma experiência tão marcante. Me senti privilegiada de participar. Não conhecia o termo ‘Onboarding’ e foi um aprendizado e tanto. Pude ver como o Republicanos se empenha em fazer com que seus colaboradores tenham um diferencial. O conhecimento é algo que ninguém pode tirar de você”.
A recepção foi conduzida pela empresa Inteligência Profissional, responsável pelos processos internos do Complexo Republicano. Com o tema “a viagem”, a jornada dos participantes foi, de fato, uma imersão na história, missão e nos valores das três instituições.
Dessa forma, a jornada evidenciou o compromisso coletivo do Republicanos, da Fundação Republicana Brasileira (FRB) e da Faculdade Republicana com o diálogo, a construção colaborativa e a empatia, pilares para uma convivência mais saudável, respeitosa e produtiva. Essa cultura começa dentro das próprias instituições, o que reforça a credibilidade de suas ações perante a sociedade. Por isso, cada iniciativa, por menor que pareça, representa uma política pública em movimento, com um propósito claro: o empoderamento do cidadão brasileiro.
Por: Mazé Rodrigues – Ascom FRB
Revisão: Tamires Lopes – Ascom FRB
Fotos: Ascom FRB