18 de agosto – Dia Nacional do Estagiário

Nesta quarta-feira, 18 de agosto, comemora-se o Dia Nacional do Estagiário. A formação de um profissional começa na sala de aula, mas precisa de prática para aprender como realmente é a realidade da profissão. A Fundação Republicana Brasileira acredita e atua para o desenvolvimento humano e social, focada na formação de cidadãos conscientes, e por isto acredita que unir o conhecimento acadêmico a atividades da profissão é essencial para o desenvolvimento da capacitação técnica.

De acordo com a Lei nº 11.788/2008, o estágio “é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa a preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos”. Ou seja, é essencial para a formação dos futuros profissionais.

O estagiário do Núcleo de Estudos e Pesquisa (NEP) da Fundação, Arthur da Silva dos Santos, é estudante do curso de Ciência Política (5° semestre) da Faculdade Republicana e está na FRB há quatro meses. Ele afirma que estagiar nessa área é importante porque contribui imensamente para o seu conhecimento prático das atividades teóricas que estuda em sala de aula. O estudante atua no apoio para o desenvolvimento de demandas como pesquisas, artigos e análise de fatos sociais e políticos: “Estagiar na Fundação está sendo motivador, aprendo a cada dia e todo o conhecimento adquirido é um degrau a mais na escada da minha formação profissional”.

A função do estagiário de hoje não é mais aquela figura conhecida por trazer cafezinho ou somente tirar cópias. O processo é um período de prática e aprendizagem profissional ligada à área de estudo do aluno, sendo uma via de mão dupla: ao mesmo tempo em que o estudante ganha experiência nas tarefas, contribui com a instituição onde atua. É importante que o aprendiz aproveite o período para aplicar competências que farão a diferença no mundo do trabalho.

Para a auxiliar do Departamento Pessoal da Fundação, Jucélia Alves, a inclusão de estagiários nas instituições é essencial para o progresso do estudante e também para o quadro de funcionários: “possibilita para a empresa o recrutamento de novos profissionais que podem vir a ser novos talentos que contribuem de forma significativa para o crescimento da instituição”.

História

O Dia Nacional do Estagiário foi criado com a publicação do Decreto nº 87.497, em 18 de agosto de 1982, revogado em 2019. Mas a data comemorativa continua sendo lembrada até hoje. A lei que rege os estágios no país é a de nº 11.788/2008.

Texto: Raquel Ferreira / Ascom FRB

Foto: Agência BG10