2014: um ano de bons trabalhos

As fundações partidárias são organizações vinculadas aos partidos criadas para promoverem a educação para a cidadania. Elas são mantidas com recursos públicos e todos os anos devem prestar contas das suas atividades, demonstrando como foi empregado o dinheiro do contribuinte.

Na Fundação Republicana Brasileira, nosso lema é “ajudar a formar cidadãos” e nosso foco é devolver sempre para sociedade mais do que ela investiu em nós. Por isso, todas as nossas atividades, cursos e palestras são desenvolvidas com muito cuidado, preparo, competência e seriedade.

O destaque do trabalho feito em 2014 é o novo site da Fundação. Em um país continental como o Brasil, onde não é possível estar em todos os estados ao mesmo tempo, a internet é o nosso principal ponto de encontro com as pessoas. Graças à tecnologia, temos condições de ministrar cursos, promover debates e manter um canal de contato permanente com os cidadãos. Por exemplo, pelo novo portal, realizamos cursos on-line que atingiram neste ano 22 estados da federação, além do Distrito Federal.

Como nada substitui o contato pessoal, giramos novamente o Brasil neste ano. Com o advento das eleições, a Fundação investiu na capacitação dos pré-candidatos republicanos e dos cidadãos envolvidos politicamente. Foram feitas palestras, simpósios, seminários e cursos em dez estados, alcançando diretamente uma plateia de 3.000 pessoas. Este número nos permitiu ultrapassar 10.000 alunos no prazo de sete anos.

Além do tradicional curso de política, hoje ministramos turmas regulares de inglês e espanhol na nossa sede em Brasília. Desenvolvemos também material didático e palestras para a formação de lideranças políticas femininas com o objetivo de ajudar a sanar o déficit de participação das mulheres na política nacional.

Tudo isso é mantido por uma equipe enxuta e extremamente competente, composta por pessoas remuneradas e trabalhadores voluntários, sem os quais nem metade do que foi feito seria possível. Portanto, não é possível prestar contas sem agradecer intensamente o empenho de todos por participarem desta caminhada.

E mesmo sendo vinculada a um partido político, o PRB, a Fundação Republicana não discrimina qualquer pessoa que queira participar de suas atividades. A nossa única exigência é ter boa vontade e querer cultivar o verdadeiro espírito público. Nossa missão é espalhar sementes de conteúdo e de bons exemplos, pois acreditamos que cidadãos conscientes são a base para uma sociedade mais justa e fraterna, independente da sua preferência partidária.

Nesse sentido, muito obrigado a todos que trabalharam e estudaram conosco em 2014. Esperamos revê-los em 2015 com saúde e muita disposição.

Mauro Silva, presidente da Fundação Republicana Brasileira