Brasília (DF) – Na noite desta terça-feira, 8, a Fundação Republicana Brasileira – FRB, recebeu a comunidade do Distrito Federal para a roda de conversa Política pra quê? em sua sede. O projeto foi comandado pelo mestre em Ciência Política Valdir Pucci, que elencou os principais destaques da atividade política e convidou os participantes a opinarem acerca do que pensam sobre o assunto.
O presidente da FRB Renato Junqueira agradeceu a todos pela presença, apresentou o trabalho da entidade, incluindo a Faculdade Republicana, mantida pela Fundação, e asseverou a necessidade de as pessoas se incluírem na política. “Nós formamos cidadãos com senso crítico e democrático para saberem de sua força para mudar a sociedade principalmente com pequenos passos”, destacou.
“É preciso despertar do estado de estagnação que a população brasileira ficou por tanto tempo em relação ao Congresso. Cabe a nós participar da democracia para exercê-la plenamente, nós temos que ter essa responsabilidade e assumir esse papel dentro da sociedade porque se ficarmos alheios a essa situação, a própria democracia deixa de funcionar”, declarou Pucci.
Para a cientista política recém-formada Alinne Barros, “o encontro teve o diferencial de inserir um diálogo claro com as pessoas sobre o que é cidadania e como o engajamento social precisa partir do indivíduo com consciência pelo interesse coletivo e não pessoal”.
A Fundação Republicana Brasileira promove o bate-papo Política pra quê? no intuito de conscientizar a sociedade de seu poder transformador e aproximá-la de ações participativas dentro de suas comunidades.
Por Ellen Fernandes – Ascom FRB
Fotos: Carlos Gonzaga – Ascom FRB