Feira de Santana (BA) – A Frente Parlamentar em Defesa da Saúde e Institutos de Pesquisas Afins da Bahia, presidida pelo deputado estadual José de Arimateia (PRB-BA) e com o apoio do vereador licenciado e atual secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária, Eli Ribeiro (PRB), realizou na última terça-feira (25), a Ação de Rastreamento das Hepatites Virais no centro de Feira de Santana, contemplando centenas de pessoas que trafegavam pelo local, para mostrar a importância do diagnóstico precoce como a melhor forma de evitar as complicações da doença.
O evento de saúde e cidadania faz parte do Julho Amarelo e, de acordo com a enfermeira Marinês Marques, coordenadora da ação, a ideia do evento é fazer o diagnóstico precoce da doença para evitar complicações maiores no futuro. “O diagnóstico precoce vai dar ao paciente sobrevida e o tratamento adequado”, afirmou.
Para José de Arimateia, idealizador da ação conscientizadora, as hepatites, por serem doenças silenciosas que provocam a inflamação do fígado e podem levar à cirrose e até ao câncer do órgão, são consideradas graves problemas de saúde pública. “A conscientização e o diagnóstico precoce são fundamentais e, por isso, realizamos este ato aqui em Feira de Santana”, disse o deputado do PRB.
Presente ao evento o republicano Eli Ribeiro falou sobre a relevância da ação para a população. “Trata-se de uma ação de prevenção e conscientização por isso estamos dando total apoio”, disse o secretário. Na próxima sexta-feira (28), Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites, serão desenvolvidas outras ações desta mesma natureza no estacionamento da prefeitura.
Texto e foto: Ascom – secretário Eli Ribeiro
Edição: Agência PRB Nacional