Recife (PE) – A notícia de uma possível mudança nos locais e horários do desfile de agremiações carnavalescas do Recife foi alvo de intenso debate no plenário da Câmara Municipal do Recife, na segunda-feira (6). O assunto foi debatido pelo vereador Rinaldo Junior (PRB), que elaborou e leu uma nota de repúdio na tribuna. “Além de retirar o desfile e o concurso da Avenida Nossa Senhora do Carmo e colocá-los na Avenida Alfredo Lisboa, o evento passaria a ser realizado na semana pré-carnavalesca”, reclamou o vereador.
Segundo o parlamentar, a sua indignação partia do fato de ter sido procurado por diversas agremiações tradicionais insatisfeitas com a informação. “Acreditamos que a solução não é retirar o desfile do período carnavalesco, pois, dessa forma, as agremiações não serão vistas pelos milhares de turistas que chegam a Pernambuco”. Ele considerou ainda, “uma atitude discriminatória da Prefeitura”.
A líder da oposição na Câmara, vereadora Marília Arraes, afirmou que este era um tema que seria assumido pela bancada. Criticou a ação e disse que seria errado modificar um concurso que existe desde a década de 1930. “Na semana pré-carnavalesca no Forte do Brum, qual turista passa por ali?”, questionou. Destacou ainda se tratar de “um lugar inseguro, que prejudicará a visibilidade das agremiações. A bancada de oposição discutirá o assunto e proporemos uma audiência pública”.
Texto: Câmara Municipal do Recife
Foto: Cedida