Porto Velho (RO) – O deputado estadual Alex Redano (PRB-RO) se reuniu, na terça-feira (30), com o secretário da Agricultura, Evandro Padovani, e o secretário de Desenvolvimento Ambiental, coronel Vilson, e o presidente da Emater, Francisco Mendes, para discutir o projeto do parlamentar que pede a instalação de poços artesianos para os agricultores cadastrados na agricultura familiar
“Foi uma reunião muito produtiva o qual conversamos sobre o meu projeto de poços artesianos para agricultura familiar e a agroindústria”, destacou Redano.
Pela proposta, o estado entraria com os equipamentos e sua equipe técnica para a elaboração dos projetos, uma entidade entraria com a mão de obra e os combustíveis e os agricultores cadastrados na agricultura familiar pagariam 20% do valor dos poços artesianos – valor este que seria utilizado para as entidades cobrirem os custos com os funcionários e demais despesas.
“O projeto irá beneficiar o agricultor que não mais terá de enfrentar a burocracia para finalmente ter o seu tão sonhado poço artesiano e assim vai poder irrigar seu café, cacau, hortaliças e tudo mais da agricultura familiar. O projeto vai estabelecer as diretrizes para formulação da política regional da agricultura familiar e empreendimentos familiares rurais”, explica Alex Redano no projeto.
Segundo Redano, o apoio à agricultura familiar deve superar o financiamento e a comercialização e que a inovação tecnológica tem ajudado o agronegócio rondoniense, e o mesmo caminho deve ser feito pela agricultura familiar.
Texto: Agência PRB Nacional
Foto: Cedida