Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/frb/public_html/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/dynamic-tags/tags/post-featured-image.php on line 39

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/frb/public_html/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/dynamic-tags/tags/post-featured-image.php on line 39

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/frb/public_html/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/dynamic-tags/tags/post-featured-image.php on line 39

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/frb/public_html/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/dynamic-tags/tags/post-featured-image.php on line 39
Nova comunicação e redes sociais assertivas são os temas do segundo dia do Comunica10 - Fundação Republicana
Nova comunicação e redes sociais assertivas são os temas do segundo dia do Comunica10

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/frb/public_html/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/dynamic-tags/tags/post-featured-image.php on line 39

Nova comunicação e redes sociais assertivas são os temas do segundo dia do Comunica10

Os especialistas em comunicação digital conseguiram prender a atenção dos participantes do início ao fim das palestras

Brasília (DF) – O futuro do novo profissional de comunicação foi o tema principal da palestra do especialista em comunicação digital, Marcelo Minutti, no Comunica10 – III Curso de Comunicação para Assessores do PRB, desta sexta-feira, 26 de abril. Com experiência de 25 anos no mercado de tecnologia, ele deixou claro que o mercado de trabalho está passando por uma transformação ampla e destacou que o assessor de comunicação precisa acompanhar essas mudanças sempre com um passo à frente.

Um dos termômetros para saber se o público está interessado ou não no assunto de uma palestra são as saídas e entradas constantes dos participantes. Este não foi o comportamento das pessoas na palestra do Marcelo Minutti. Todos estavam conectados com o conteúdo e com as novidades que estão em testes no mundo nas áreas de tecnologia das coisas, automação do trabalho, inteligência artificial e outras.

Minutti frisou que o profissional de comunicação precisa desenvolver habilidades para superar esse momento de ruptura e chegada de novas tecnologias. “Para participar dessa nova realidade, você precisa ter empatia consciente, curiosidade investigativa, abstração profunda, pensamento lateral (fora da caixa), habilidade para trabalhar em grupo, criatividade pragmática e conhecimento da área de comunicação”, explicou após citar experiências de realidade aumentada e virtual para exemplificar os desafios do futuro.

Durante a palestra, ficou evidente a necessidade de criar conexões com o público. No entanto, esta comunicação precisa ser focada em temas que fazem sentido para as pessoas. Como as reputações são construídas, experiências diretas, o que se diz e faz, o que os outros dizem de você foram as etapas apontadas por Minutti como caminho para uma excelente estratégia de comunicação e construção da imagem do assessorado ou instituição.

No encerramento da palestra, o especialista ressaltou que o bom estrategista de comunicação não pode se apegar ou se deslumbrar com números sem sentido ou relações artificiais. O bom profissional se apega ao comportamento das pessoas. “As tecnologias vêm e vão, mas se você entender de gente, vai continua sendo relevante. A gente nunca pode esquecer que somos humanos desenvolvendo estratégias de comunicação para outros humanos”, disse.

Redes Sociais Assertivas

Na segunda parte do curso, o jornalista e consultor em redes sociais, Cristiano Santos, ministrou a palestra com o tema “Redes sociais: saia do básico”. Em um diálogo interativo com os assessores, ele ressaltou a importância de como fazer uma comunicação efetiva nas mídias sociais para obter um bom relacionamento com o público-alvo.

Durante sua exposição, Cristiano apresentou exemplos práticos de engajamentos nas redes sociais, formatos e modelos de conteúdos e o melhor horário para as publicações. “A simplicidade vende, gera engajamento e existem dois momentos importantes nas redes sociais: falar a linguagem do público e entendê-lo. Não basta apenas levar as ideias, mas é preciso entender a regionalidade”, alertou Cristiano.

Ele explicou que o social media precisa ter a sensibilidade de criar conteúdos relacionados a temas atuais.  “Quem trabalha com redes sociais precisa estar preparado. A palavra é esta, sensibilidade. Dependendo do nosso post isso pode destruir a imagem do político e da empresa”, disse.

Cristiano ressaltou que o novo profissional não precisa somente entender do segmento que atua, mas tem que estar atento e preparado para se relacionar com diferentes públicos nas redes.  Segundo ele, cada vez mais as pessoas escrevem menos, chamando a atenção para os problemas do textos longos no facebook, por exemplo.

Sobre as diferentes redes sociais, Cristiano destacou que o Instagram tem ganhado amplo espaço, onde diariamente 500 milhões de pessoas postam stories, o que segundo ele, pode ser explorado para divulgar o assessorado para o público já conquistado. Ele também frisou sobre a relevância do Linkedin para network e busca de conhecimento na área que atua.

Sobre o Comunica10

O curso foi realizado na nova sede do PRB em Brasília e contou com a participação de mais de 120 assessores inscritos de todo o Brasil, além da presença de deputados, vereadores e lideranças nacionais do partido. A capacitação foi idealizada pela Agencia PRB Nacional e com a parceria exclusiva da Fundação Republicana Brasileira (FRB), durante dois dias, quinta e sexta-feira, 25 e 26 de abril.

Confira como foi o primeiro dia do Comunica10: Marcos Pereira faz abertura do “Comunica10″em Brasília

Por Agência PRB Nacional

 

compartilhe com amigos: