Brasília (DF) – No cenário político brasileiro, o engajamento dos jovens é fundamental para a construção de um futuro promissor e sustentável. Nesse contexto, é que foi desenvolvido o Congresso Nacional do Jovens Republicanos, que se destacou como um evento marcante, oferecendo palestras inspiradoras e uma visita enriquecedora ao coração da política nacional, o Congresso Nacional.
Como anfitrião nós estamos envolvidos nesse Congresso há mais de dois meses trabalhando nesse congresso para trazer conforto para o Brasil e a expectativa para o III Congresso foi mais que superada. Toda a equipe de voluntários, aqui de Brasília, se uniu e foi um sucesso. Estamos felizes de ter recebido os jovens republicanos do Brasil, comentou Carlos Henrique Ferreira, secretário distrital do Jovens Republicanos, no Distrito Federal.
Palestras que Impulsionam Ideias e Ações
O evento reuniu jovens de diferentes partes do país, todos compartilhando um interesse comum: entender e participar ativamente do cenário político. A programação foi repleta de palestras proferidas por figuras renomadas no âmbito político e social, oferecendo uma visão abrangente das questões que afetam o Brasil e mostrando que o jovem capacitado pode fazer toda a diferença neste cenário.
A vontade de participar do Congresso foi maior e superou barreiras, como foi o caso de jovens do Mato Grosso, como nos contou o secretário estadual do Jovens Republicanos do estado, Vinicius Roberto de Oliveira: “O Congresso foi incrível, dado todas as dificuldades que tivemos em trazer a caravana do estado. É interessante que tivemos jovens, que mesmo com pouco recurso eles vieram. Teve gente que passou 30 horas numa viagem de ônibus, mas não desistiu, chegou em cima da hora, mas no final do vento, nós vimos a diferença que já teve neles.
Visita ao Congresso Nacional: Vivenciando a Política na Prática
Uma das partes mais emocionantes do evento foi a visita guiada ao Congresso Nacional. Os jovens tiveram a oportunidade de adentrar os corredores onde as decisões políticas cruciais são tomadas, conhecer os plenários onde os debates acontecem e compreender a importância daquele espaço para a democracia brasileira. A Lorena Buchenrode nos relata um pouco de sua experiência.
“A gente poder vir para Brasília e conhecer a história do partido foi muito bom e conhecendo o Congresso foi uma experiência muito enriquecedora, tanto para mim quanto para os jovens que vieram comigo, porque aqui é o centro das decisões.
Os temas das palestras foram bem enriquecedores e nos mostrou que a política está no dia a dia, na nossa casa e precisamos levar isso para a rua e despertar a política nos jovens.”
Conclusão: Capacitação e Inspiração para o Futuro
Por meio das palestras edificantes e da visita ao Congresso Nacional foi mostrado aos jovens que o conhecimento e a capacitação podem fazer deles cidadãos politicamente ativos e conscientes dentro de sua comunidade ou até mesmo no cenário político do país. A experiência ofereceu uma visão mais profunda das responsabilidades e oportunidades inerentes à cidadania ativa, alimentando a esperança de um país mais justo, inclusivo e próspero para todos.
E para finalizar o dia os secretários estaduais do Jovens Republicanos tiveram um encontro para organizar o trabalho dos próximos meses.
“Para nós participar desse III Congresso Nacional do Jovens Republicanos foi muito importante, até porque o tema: Pontes para o futuro, ele já retrata o que nós queremos, para o nosso futuro, à frente daquilo que sonhamos e idealizamos. Viemos com uma caravana de cinco pessoas, que nunca tinham vindo em Brasília e ficaram fascinadas, principalmente, no momento das palestras. Foi algo muito inovador, trazendo uma visão diferente de como temos que nos posicionar. Nós aprendemos neste Congresso, mais uma vez, que podemos ser protagonistas e só depende da gente,” comentou Léo Rocha, secretário estadual do Jovens Republicanos de Sergipe.
Nosso secretário Renato, sempre trazendo novidades e neste encontro com os secretários estaduais, foi apresentado nosso novo projeto, a Escola de Líderes, que tenho certeza de que irá formar muitos líderes para o Brasil. Estou voltando para o meu estado de Sergipe, com o planejamento do que faremos, ainda para este ano de 2023.”
Por Mazé Rodrigues – Ascom FRB
Foto: Priscila Almeida