Brasília (DF) – O Mulheres Republicanas em parceria com a Fundação Republicana Brasileira (FRB) promoveu, na tarde desta quinta-feira (29), o encontro “Boas Práticas de Comunicação por Mulheres na Política”. O evento foi realizado no Complexo Republicano, em Brasília (DF), e contou com o apoio da Agência Republicana de Comunicação (ARCO). A ação foi exclusiva para assessores de comunicação dos parlamentares do partido com objetivo de fomentar uma comunicação mais inclusiva. No total, quase mil comunicadores e comunicadoras participaram de forma presencial e on-line.
Idealizadora do encontro, a senadora e secretária nacional do Mulheres Republicanas, Damares Alves (Republicanos-DF), explicou como surgiu a ideia para a realização do encontro. “A ideia nasceu por meio de uma grande necessidade. O Mulheres Republicanas está trabalhando com o objetivo de atrair mais mulheres para o partido. Nosso movimento e o partido têm trabalho com excelência e zelo. Estamos num novo momento e as mulheres precisam ser respeitadas. Não cabe mais uma comunicação que nos coloca em segundo plano”, disse.
O evento foi dividido em duas palestras. Na primeira parte, a coordenadora de comunicação do Mulheres Republicanas Nacional e jornalista Natália Tavares, falou sobre comunicação assertiva não violenta, trazendo ao debate casos de violência política contra a mulher em matérias veiculadas na imprensa, com o uso de machismo, sexismo e misoginia. Natália também chamou a atenção para as novas formas de comunicação. “Defendemos uma comunicação consciente e intencional. Temos que ter um cuidado ao falar e para quem vamos falar. Esse tipo de comunicação precisa ser adotada por todos,” disse.
Já a segunda parte foi sobre comunicação inclusiva, que teve como palestrante a ex-deputada federal e atual diretora de Relações Institucionais do Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos (CBCP), Roseane Estrela, a “Rosinha da Adefal”. Com dados atualizados sobre as pessoas com deficiência, Rosinha falou e mostrou as lutas e os desafios de uma pessoa com deficiência física no Brasil. A ex-parlamentar também mostrou as novas nomenclaturas que podem ser usadas por jornalistas, como caso do termo portador, que não é mais usado para se referir aos que possuem algum tipo de deficiência.
Por fim, Damares Alves agradeceu a oportunidade do encontro e também anunciou dois novos cursos que serão ofertados pela Faculdade Republicana voltados para a área de comunicação, que serão de áudio descrição e de cerimonial. “Seremos o primeiro partido a fazer isso no Brasil. Estamos sentindo necessidade de falar com todos. É justo não transmitir para uma pessoa cega? Não! E vamos dar isso de presente para vocês. Tem empresas que só contratam com habilitação em áudio descrição. Hoje, a comunicação não é só divulgar, é um produto. E esse produto precisa ser de qualidade”, completou.
A secretária-executiva geral do Mulheres Republicanas e ex-ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Cristiane Britto, falou da diferença do Republicanos para outros partidos. “Esse é o tom que o Republicanos tem nesse país. É o único partido inclusivo e estamos mostrando que temos no partido esse diferencial”, disse.
A coordenadora da Agência Republicana de Comunicação (ARCO), jornalista Helen Assumpção, destacou a importância dos assessores buscarem atualização sobre as novas formas de fazer comunicação e que o Republicanos tem investido na capacitação dos seus quadros. “O Republicanos investe na capacitação profissional dos seus quadros e na formação daqueles que lidam direto com a comunicação dos parlamentares. Esse é um tema atual e de sua importância. É preciso romper barreiras, buscar novas formas de se comunicar para que todas as camadas da sociedade possam ser impactadas positivamente. Esse é um momento de alinhamento e os comunicadores precisam estar preparados para comunicar com assertividade”, completou.
O presidente da Fundação Republicana Brasileira (FRB), Rusembergue Barbosa, enalteceu a realização do encontro e parceria. “Temos que buscar conhecimento. E esse é o objetivo da FRB na formação dos quadros do Republicanos e comunicação é uma área estratégica”, finalizou.
Texto: ARCO – Agência Republicana de Comunicação
Fotos: Carlos Gonzaga – FRB