Na segunda-feira, 13 de maio, a Genial/Quaest divulgou uma pesquisa sobre preferências eleitorais que revelou um cenário interessante: apesar de nos últimos anos a polarização política ter se tornado uma característica marcante do cenário eleitoral brasileiro, quando se volta a atenção para o nível municipal, uma realidade diferente se revela.
Os eleitores tendem a avaliar os candidatos com base em suas qualidades individuais, em vez de simplesmente aderirem a uma ideologia específica. Além disso, as questões que dominam o debate político no âmbito municipal, como infraestrutura, saúde e educação, muitas vezes transcendem as divisões ideológicas, tornando a identificação com um candidato mais importante do que sua filiação partidária.
A pesquisa evidencia que 33% dos eleitores preferem candidatos alinhados ao presidente Lula, contra 22% que preferem candidatos apoiados pelo ex-presidente Bolsonaro; no entanto, um percentual ainda maior, de 37%, afirma que teria preferência por alguém “independente” do apoio dos líderes políticos. Assim, é possível concluir que é importante para os pré-candidatos a concentração de suas atenções nas questões locais e na realidade socioeconômica do município.