Fundação lança série de treinamentos para capacitar a base do partido
Brasília/DF – No mês de maio, a Fundação Republicana Brasileira (FRB) iniciou uma jornada inédita de treinamentos presenciais com o objetivo de fortalecer a base do Republicanos no planejamento de estratégias de comunicação mais eficazes, voltadas à mobilização política e a melhores resultados nas eleições.
O primeiro encontro foi realizado no dia 16 de maio, em Brasília, e reuniu participantes de diversos estados do país. A formação foi voltada a parlamentares, assessores de comunicação e coordenadores de campanha, com foco no desenvolvimento de habilidades estratégicas para atuação em seus territórios.
Durante o evento, os participantes tiveram acesso a conteúdos relevantes e atuais, que propuseram reflexões profundas sobre o papel da comunicação política contemporânea.
A presidente da FRB, Renata Sene, abriu o evento com palavras de acolhimento e entusiasmo:
“Sejam bem-vindos! Que seja um dia extraordinário, porque certamente o que vai acontecer aqui hoje será o maior laboratório de experiências e narrativas, uma série concebida para o país por um projeto do nosso presidente de honra, Marcos Pereira”.
Impossibilitado de comparecer por conta de sua agenda política, o presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira, enviou uma mensagem especial, destacando a importância do envolvimento de todos:
“Vocês vão receber conteúdos sobre o Republicanos, marketing, redes sociais, planejamento, mobilização e objetivos eleitorais. Eu estarei acompanhando e torcendo pelo crescimento de cada um de vocês”, afirmou.
O estrategista político Alessandro Paschoall abriu a programação com a palestra “A importância de saber se comunicar”, destacando que a boa comunicação vai além da oratória, trata-se de gerar conexão genuína com as pessoas:
“Aqui, as pessoas puderam refletir sobre o que está acontecendo em suas bases e se essas ações são coerentes com o que acreditamos. Essa capacitação é para que cada um sinta parte ainda mais desse projeto, que é qualificar nossos atores locais para o Brasil e os seus territórios. Parabéns à Fundação, parabéns ao Republicanos, que pensa exatamente como as pessoas desejam: próxima da população e com comunicação de qualidade”, destacou.
Em seguida, o estrategista político e sócio da Solomon’s Brain, Guto Ferreira, trouxe provocações com a palestra “Tá na hora de mudar a comunicação. Mas por quê?”, defendendo a importância de inovar:
“O desconforto precisa ser rotina no nosso ramo. Entender a necessidade de mudar algumas rotas e arriscar mais na comunicação é fundamental
para que possamos crescer nas eleições de 2026. Isso gera desconforto, mas é necessário”.
Após uma breve pausa para o almoço, as atividades continuaram com ainda mais engajamento. Na parte da tarde, a presidente Renata Sene apresentou os projetos da FRB, com destaque para o Centro de Apoio aos Municípios (CAM), um canal de suporte técnico voltado a gestores, vereadores e equipes municipais comprometidos com o desenvolvimento de suas comunidades.
Fechando a programação, a especialista Fernanda Camargos conduziu a palestra “Comportamento do voto evangélico”, destacando a necessidade de escuta e empatia na comunicação com esse eleitorado.
“Quando a gente entende a pessoa, a gente consegue falar com ela”.
“… Muitas vezes, uma comunicação efetiva é aquela que a gente não precisa falar nada”, afirmou.
A jornada de treinamentos da FRB reforça que comunicar, mobilizar e influenciar com propósito é essencial para transformar realidades. A iniciativa marca o início de um novo ciclo de formação política no Republicanos, com foco em autenticidade, proximidade e impacto.
Por: Mazé Rodrigues – Ascom FRB
Revisão: Tamires Lopes
Fotos: Carlos Gonzaga – Ascom FRB