A popularização dos carros elétricos chineses entra na pauta dos Estados Unidos que buscam proteger o mercado nacional – Conjuntura Republicana Ed. nº 170

Na última terça-feira (14), o governo dos Estados Unidos anunciou diversas tarifas sobre produtos fabricados na China, em especial, os veículos elétricos, os quais receberão uma tarifa de até 100% ainda em 2024.

O movimento do Estado norte- -americano está fundamentado em uma política protecionista, que objetiva resguardar o equilíbrio na disputa de preços entre produtores internacionais e o mercado local.

No Brasil, os veículos elétricos ainda representam uma parcela pequena do mercado de automóveis, no entanto, observa-se um crescimento contínuo desse segmento, que, em 2023, teve um aumento de 128,3%.

Cabe ressaltar que entre os cinco carros elétricos mais vendidos no Brasil no período em questão, três deles foram carros produzidos pela empresa chinesa BYD, evidenciando a capacidade da indústria da China de ofertar produtos atrativos.

Contudo, o protagonismo chinês precisa ser observado com atenção, pois o desenvolvimento sustentável está diretamente associado aos carros elétricos, os quais contam com uma variedade de tecnologias que impacta positivamente o desenvolvimento nacional, como é o caso das baterias de lítio, dos painéis fotovoltaicos, chips e semicondutores.