Na última segunda-feira (9), o Ministro Roberto Barroso, Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o uso obrigatório de câmeras corporais pela Polícia Militar do estado de São Paulo (SP).
A decisão atende ao pedido formulado pela Defensoria Pública de São Paulo em dezembro de 2023, que tramitava na corte desde então. O tema ganhou maior destaque nas últimas semanas devido à repercussão nacional de casos de violência e letalidade policial no estado.
Em resposta à crise de segurança agravada por esses episódios, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), manifestou apoio à medida, destacando que considera o uso de câmeras corporais um instrumento de proteção tanto para a sociedade quanto para os próprios policiais.
A gravação de vídeos das ações policiais também está associada a uma prática comum em canais de sucesso no YouTube. O uso de câmeras corporais durante operações policiais demonstra potencial significativo para gerar um estreitamento da confiança da população nas forças de segurança, o que também contribui para um aumento da sensação de proteção.