Caravanas do Brasil participam do Congresso Nacional

Mais de 900 mulheres do PRB Mulher se reuniram para discutir políticas para o público feminino
0.1

Brasília (DF) Mulheres de toda parte do Brasil se reuniram no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, para participar do 1° Congresso Nacional do PRB Mulher. Muitas de ônibus, avião e até mesmo de barco percorreram um longo trajeto até o Centro da Capital Federal para acompanhar o evento que ocorreu na última quinta (08), sexta (09) e sábado (10).

A coordenadora regional do PRB Mulher-SP, Thabata Yamauchi, apresentou representantes de cerca de 20 cidades paulistas. De acordo com ela, foram dois ônibus lotados para mais de 16 horas de viagem.  O evento foi um momento histórico no partido, segundo ela, cada momento foi precioso. “As mulheres aproveitaram ao máximo o ciclo de palestras e estão cada vez mais preparadas para ocupar o poder”, afirma.

Diretamente do estado da Bahia, foram cerca de 100 mulheres que prestigiaram o encontro. Para congressista Celia Otero, 69 anos, o conhecimento adquirido no evento foi fundamental. “Neste evento eu abri minha visão percebi que as mulheres podem mais, o Congresso foi um incentivo maior para que a mulher possa participar efetivamente da política”, vibra. Além disso, a congressista nos contou que o momento mais interessante foi quando o presidente da Fundação Republicana Brasileira, Mauro Silva, assegurou qualificação política tanto para as coordenadoras do Movimento, quanto para as militantes do partido. “Ele falou que o partido irá qualificar as militantes do PRB. Isso é fundamental para o crescimento do nosso movimento. Tudo que foi discutido aqui foi muito importante e muito valioso, percebi que podemos fazer a diferença podemos chegar longe”, ressalta Celia Otero.

0.2

Também da caravana baiana, a congressista Elisângela Suzarte, 36 anos, disse que aproveitou cada momento das palestras. “Conheci novas pessoas, adquiri conhecimento. Este Congresso me deu a direção para fazer o nosso trabalho crescer de forma inteligente na Bahia. Eu saio daqui hoje diferente com um novo conceito do que é política”, declara.

A caravana da Paraíba também marcou presença com a animação de aproximadamente 30 mulheres. Vania Araújo, 30 anos, por exemplo, disse estar satisfeita com os três dias de Congresso. “Valeu a pena! Foram quase 3 horas de viagem pra chegar até aqui, mas o conhecimento que adquiri foi fundamental”, responde.

A caravana do estado do Rio de Janeiro também marcou presença no Congresso Nacional do PRB Mulher. A congressista Geordelina Feital, 57 anos, ficou surpresa com o que viu.  “Sabia que seria bom, mas não que seria tão bom! Todas as palestras foram importantes eu costumo dizer que lugar de homem é na cozinha porque eles cozinham bem e lugar de mulher é na política porque mulher não é corrupta”, observa. A participante comentou ainda sobre a importância do acesso ao conhecimento político. “Eu tive um avivamento mental. Saio da massa de manobra e começo um novo tempo na política”, completa.

0.3

Todos os estados brasileiros foram representados no Congresso Nacional do PRB Mulher; entre os convidados estavam os principais líderes nacionais do partido, como o presidente nacional do PRB, Marcos Pereira; o ministro da Pesca, Marcelo Crivella; o senador Eduardo Lopes; e o presidente da Fundação Republicana Brasileira, Mauro Silva. Diversos parlamentares do PRB de vários estados também estavam prestigiaram o evento.

Por Eulla Carvalho / Edição Jamile Reis

Fotos: Douglas Gomes