Curso de Formação Política em Goiânia

Goiânia (GO) – O evento foi iniciado com a execução do hino nacional brasileiro. Na oportunidade, o hino do Partido Republicano Brasileiro – PRB também fez parte da cerimônia. Estiveram presentes o presidente da FRBr, Mauro Silva; o presidente estadual do PRB-GO, Paulo Roberto Pereira e o vice-presidente, Luiz Fernando da Silva; o deputado estadual Major Araújo (PRB-GO); o secretário de Estado Jefferson Rodrigues; o vereador Rusemberg Barbosa; a presidente do PRB Mulher (GO), Neuza Pereira; a produtora de eventos da Rede Record, Kelly Brasil e o professor Marcelos Martins – que compuseram a mesa –  além do presidente do PRB Jovem local, Jair Heuert.

Mauro Silva agradeceu aos presentes e falou sobre a importância do curso. “Sabemos do esforço de vocês para estar aqui. Muitos vieram de longe, acordaram cedo. Ficamos muito gratos pela confiança depositada na Fundação. Temos prazer em realizar este trabalho. Como sempre dizemos: onde houver um republicano, estaremos lá para qualificá-lo. E claro, a todos os outros que também tiverem interesse, pois o curso é para todos”, concluiu.

Paulo Roberto Pereira demonstrou-se satisfeito. “Só por estarem aqui vocês já estão de parabéns. Percebemos que houve um grande interesse pelo assunto. Agradeço muito à Fundação Republicana pela oportunidade de trazer qualificação ao nosso estado”, disse.

Marcelos Martins iniciou a aula esclarecendo que o tema não pode ser esgotado. “Estou aqui para tentar ser professor e repassar conhecimento a esta sala de mestres. Na verdade, as discussões não se esgotam aqui. Não vamos decorar nada, vamos aprender, pensar, evoluir”. E completou: “As pessoas tem que ir para lá (para o parlamento) para fazer o bem e não para se dar bem”, enfatizou.

Este foi o primeiro curso ministrado após a elaboração da nova metodologia de trabalho da instituição. Além das palestras e discussões habituais, três dinâmicas de grupo foram realizadas. Temas como equilíbrio na prática entre poder executivo, legislativo e judiciário; compromissos de um cidadão atuante  e representação feminina no Congresso Nacional, foram debatidos.
Neuza Pereira falou sobre a atuação da mulher na política. “A política é uma guerra e nós mulheres estamos nesta guerra. Na verdade, dentro de nós há uma paz e uma alegria por fazermos parte desta luta. É preciso que nós possamos lutar por nossas famílias e lancemos fora essa timidez que nos é peculiar”, disse.

O próximo Curso de Formação Política será ministrado pelo professor Leonardo Barreto, em Contagem (MG).

Por Suellen Siqueira
Foto: Ascom PRB-GO