Curso de Formação Política na Estrutural

É a segunda vez que a Cidade Estrutural recebe equipe da Fundação Republicana
Brasileira para realização do curso

0013Neste sábado, 28, o Curso de Formação Política foi realizado em mais uma cidade do DF. Desta vez o público foi de aproximadamente cinquenta pessoas. O evento aconteceu no Centro Comunitário da Estrutural.
Estiveram presentes o presidente da FRBr, Mauro Silva; o vice-presidente da instituição, Evandro Garla; o líder comunitário da cidade, Germano Guedes;equipe de voluntários da Fundação e membros da comunidade.
Mauro Silva agradeceu a presença de todos, em especial do líder comunitário Germano Guedes e do vice-presidente da entidade, Evandro Garla, pela iniciativa de levar o curso à cidade pela segunda vez. “Agradeço ao vice-presidente e ao Germano por nos convidar para realizar novamente o curso na Estrutural. Também quero agradecer pela confiança de todos na Fundação e pelo esforço de estarem aqui para adquirir conhecimento. Vocês estão de parabéns”, disse. E acrescentou: “Olhem para a FRB como uma auxiliadora em suas conquistas”.
Leonardo Barreto iniciou a aula falando sobre a ativa participação política dos moradores da cidade, em especial, na luta pela cidadania. Para ele, este é o caminho para a conquista de direitos básicos. “Esse processo acontece de baixo para cima e nunca ao contrário”, afirmou. E concluiu: “Direitos não são concedidos e sim conquistados”.
Os alunos participaram de um debate, no qual foram abordados assuntos como a obrigatoriedade do voto e a participação feminina na política. Barreto expôs ainda, imagens antigas e atuais de protestos realizados na cidade com o objetivo de mostrar o que já foi adquirido por meio das reivindicações realizadas.

0012 1Quem também assistiu ao curso foi o ex-jogador de futebol Romualdo Dantas. Segundo ele o curso foi de fundamental importância para a definição de seus posicionamentos. “Nunca tive muito interesse nesse assunto, mas este curso me estimulou a ser um participante ativo das decisões políticas tomadas na minha cidade”, disse.
No próximo mês, está previsto um novo Curso de Formação Política na no local. O professor Leonardo Barreto e o presidente da FRB já confirmaram presença.

Por Mariana Maciel / Edição: Suellen Siqueira
Fotos: Douglas Gomes