Os deputados federais eleitos pelo Partido Republicano Brasileiro (PRB) para exercerem mandato na 55º legislatura (2015-2019) serão empossados no próximo domingo (1º). A cerimônia acontecerá às 10h no Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados. No período da tarde, os 513 parlamentares vão definir a composição da nova Mesa Diretora por meio de voto.
O PRB agora é a décima maior bancada na Câmara dos Deputados. Nas eleições de 2014, a sigla fez história ao eleger 21 nomes para a Câmara Federal, 13 nomes a mais que no pleito de 2010.
O recordista de votos foi o deputado Celso Russomanno, que recebeu o apoio de mais de 1,5 milhão de eleitores no Estado de São Paulo, o maior colégio eleitoral do país com cerca de 32 milhões de eleitores. O republicano foi o mais bem votado do Brasil nas eleições de 2014 e marcou a história do PRB nas urnas. Ele segue rumo ao quinto mandato.
Os estreantes são: Alan Rick (AC), André Abdon (AP), Tia Eron (BA), Ronaldo Martins (CE), Rosangela Gomes (RJ), Roberto Sales (RJ), Carlos Gomes (RS), Jony Marcos (SE), Marcelo Squassoni (SP) Fausto Pinato (SP) e Sérgio Reis (SP). Vinícius Carvalho (SP) e Roberto Alves (SP) já atuaram na Câmara Federal em outra legislatura. Os republicanos Márcio Marinho (BA), Cleber Verde (MA), Jhonatan de Jesus (RR) e Antonio Bulhoes (SP) foram reconduzidos ao cargo. Beto Mansur (SP) e César Halum (TO), também foram reeleitos, mas ingressaram no PRB em 2013.
Representação na Esplanada
O PRB também conquistou uma cadeira na Câmara dos Deputados com a reeleição de George Hilton no Estado de Minas Gerais. No entanto, o republicano foi indicado pela legenda para assumir o cargo de ministro do Esporte. Em sua vaga, assumirá o primeiro suplente da coligação “Minas Pra Você”.
Bancada Feminina
Pela primeira vez na história do PRB, nos seus quase 10 anos de trajetória, a legenda terá duas representantes na bancada feminina do Congresso Nacional. São elas, Rosangela Gomes (eleita no Rio de Janeiro com 101,6 mil votos) e Eron Vasconcelos, popularmente conhecida como Tia Eron (eleita na Bahia com 116,9 mil votos).
Preparativos
A Câmara dos Deputados preparou uma estrutura com guichês de atendimento, para ambientar e receber os parlamentares da nova legislatura, com especial atenção para quem assumirá o mandato pela primeira vez. Assim, os novos deputados terão tempo para conhecer o funcionamento da Casa. Os chamados “Espaços de ambientação”estão disponíveis na Câmara durante o mês de janeiro até metade de fevereiro, com todos os serviços reunidos em um só lugar. Os espaços de ambientação contam com serviço de registro biométrico e fotográfico dos deputados, coleta da assinatura eletrônica, assinatura da carteira parlamentar e credenciamento para os sistemas de gabinetes. Também há informações sobre a posse, o plano de seguridade social dos congressistas, assistência à saúde e contratação de secretariado parlamentar.
Programação
Sábado (31/Jan)
9h às 13h – 3º Encontro Parlamentar: evento exclusivo para parlamentares, com explicação da estrutura da Casa e debate de aspectos do cenário político brasileiro com os cientistas políticos Jairo Nicolau e Fabiano Santo.
Domingo (1º/Fev)
10h – Posse dos 513 eleitos;
13h30 – Prazo final para a formação de blocos parlamentares na disputa de cargos da Mesa Diretora da Câmara;
14h30 – Reunião de líderes para a escolha dos cargos da Mesa, já com base na formação dos blocos;
17h – Prazo final para registro das candidaturas à Presidência da Câmara;
18h – Eleição dos membros da Mesa Diretora (presidente, dois vice-presidentes e quatro secretários).
Por Laize Andrade – Agência PRB Nacional
Com informações da Agência Câmara
Foto: Douglas Gomes