Em parceria com o Detran/DF, Fundação Republicana promove palestra de conscientização no trânsito

Ação foi realizada por ocasião da campanha mundial “Maio Amarelo”

Brasília (DF) – A campanha de conscientização e prevenção de mortes e acidentes no trânsito “Maio Amarelo” está movimentando a Fundação Republicana Brasileira (FRB) nas últimas semanas. Além das peças publicitárias informativas divulgadas nas mídias sociais, a instituição promoveu, na noite desta quinta-feira (25), em parceria com o Departamento de Trânsito do Distrito Federal, uma palestra educativa aos alunos de idiomas e colaboradores.

As explanações foram apresentadas pelo diretor de ações educativas do Detran/DF, Tiago Moreira, que destacou a importância de, antes de tudo, preservar a vida. “Além dos cidadãos é importante que as autoridades e os líderes das cidades também comprem essa ideia. Queremos que essa campanha chegue ao nível de sucesso e conhecimento da faixa de pedestres, por exemplo”, disse.

Parte dos alunos que participaram da atividade com o palestrante Tiago Moreira, do Detran/DF

Segundo o técnico, mobilidade no trânsito tem a ver com concentração, espaço e atrito. “Experimente usar dois funis e duas garrafas, exatamente iguais, e faça procedimentos distintos: em um você deve jogar, de uma só vez, todo um pacote de café. No outro, coloque aos poucos, devagar e com cuidado. Repare que o conteúdo do segundo funil chegará primeiro ao fundo da garrafa. O mesmo acontece com as vias de tráfego. A velocidade não garante que você chegará primeiro, ao contrário. Devemos contribuir com a preservação da vida e com a fluidez no trânsito”, explicou.

Dinâmicas com o grupo de estudantes e um teste rápido sobre equipamentos obrigatórios para os carros foram realizadas. As campanhas “Pare de dirigir teclando”; “Ultrapasse, não passe” e “Respeite o ciclista” receberam destaque. Cada participante foi presenteado com um kit contendo o Código de Trânsito Brasileiro, cartilhas do ciclista e do pedestre, adesivos e informes das principais campanhas do Detran/DF, além de brindes utilitários como uma sacolinha de lixo para automóveis, caneta e bloco de anotações personalizados.

A palestra também serviu como base para uma redação que será escrita pelos alunos de espanhol da instituição, como atividade complementar à grade curricular do curso.

Saiba mais sobre a campanha

O Maio Amarelo nasceu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Por Suellen Siqueira / Fotos: Carlos Gonzaga – Ascom FRB

Com informações do Movimento Maio Amarelo