Espaço Mulher agita Complexo Republicano

Março Lilás é celebrado com palestra e curso

Brasília/DF – Na tarde desta quinta-feira, 21, as colaboradoras dos grupos associados ao partido Republicanos, dentre eles a Fundação Republicana Brasileira (FRB) e a Faculdade Republicana, foram presenteadas com o encontro Espaço Mulher. A atividade englobou uma palestra contendo orientações a respeito da prevenção ao câncer de colo de útero, foco do Março Lilás em virtude de a doença ser a terceira maior causadora de morte feminina no país. A campanha faz parte da programação do mês das mulheres. A ministrante do conteúdo foi a fisioterapeuta Taís Milene, que liderou o bate-papo fornecendo meios preventivos, dicas de bem-estar e melhoria de qualidade de vida direcionada ao público feminino.

A jornalista do movimento Mulheres Republicanas, Natália Tavares, aprovou a iniciativa: “O evento não apenas mostrou a sensibilidade republicana em proporcionar um momento descontraído entre colegas de trabalho que, em muitos casos, nem se conheciam, como trouxe também uma palestra riquíssima sobre saúde mental e autocuidado, tema muitas vezes subestimado por nós, mulheres, na correria do dia a dia. Foi uma grata surpresa ter vivido momentos tão agradáveis”, elogia.

Segundo Andrea Santos, analista administrativa da Secretaria de Cursos da Fundação, o encontro teve cunho informativo para o autocuidado feminino: “A palestra da Taís abriu nossos olhos para a importância de nos preservarmos e respeitarmos nossos limites, especialmente quando a mulher chega em uma etapa da vida em que há sobrecarga no trabalho, deveres domésticos e preocupações com filhos, pois tudo isso gera um esgotamento mental que pode interferir fisicamente. Nos foi falado sobre o cortisol, hormônio do estresse, que gera um índice alto de inflamação no corpo da mulher e começa a apresentar sintomas fisiológicos e mentais. O tema saúde da mulher está em alta e precisamos nos atentar para evitar esgotamento”, afirma.

Além da palestra houve uma breve aula de automaquiagem profissional, utilizando o próprio material de uso pessoal das participantes, uma série de dicas e técnicas de cuidado com a pele.

Por Ellen Fernandes – Ascom FRB
Fotos: Carlos Gonzaga – Ascom FRB