Estagiário de Ciência Política da FRB é aprovado com méritos na UnB

Banca examinadora aprovou a monografia de Fábio Vidal com nota máxima
0059

Na monografia do curso de Ciência Política, aprovada recentemente, com nota máxima, pela banca examinadora da Universidade de Brasília (UnB), Fábio Vidal abordou o tema “Personalismo Político: Um estudo de caso entre a Era Vargas e o Governo Lula”. Segundo o acadêmico, a pesquisa foi complexa, exigiu muita atenção e leitura. Para ele, o maior desafio foi estudar um assunto com bibliografia escassa, já que vários autores escrevem sobre temas relacionados ao personalismo, mas poucos o definem com clareza.

Fábio Vidal trabalha na Fundação Republicana Brasileira (FRB) há um ano e quatro meses. Quando chegou, ainda tímido, já demonstrava potencial e carisma. E rapidamente se entrosou com a equipe, composta por profissionais de diversas áreas. Ele atua como estagiário de Ciência Política e exerce a função de tutor do Curso de Política On-line, supervisionado pela Coordenação Acadêmica da instituição.

“Sempre me interessei por estudar lideranças políticas carismáticas, que conseguem despertar forte prestígio popular. Por isso resolvi pesquisar a respeito do personalismo político, que é atributo de origem das nossas heranças ibéricas. O estudo de caso entre a Era Vargas e o governo Lula objetiva responder por que o personalismo político resiste às mudanças históricas, uma vez que ambos são líderes populistas e promoveram governos com traços personalistas”, explica Vidal.

Quando perguntado sobre a importância da Fundação Republicana no processo de aprendizagem e pesquisa, Fábio se mostra grato. “Esse estágio me proporcionou uma experiência profissional inigualável e muito enriquecedora. Aqui (na FRB) aprendi a simplificar tudo aquilo que absorvi na universidade, para transmitir aos cidadãos no Curso de Política On-line. Além disso, compreendi a dinâmica partidária, militâncias, comportamento eleitoral e outros conceitos, que contribuíram bastante para minha monografia”.

Por Suellen Siqueira – Ascom FRB

Foto: Douglas Gomes