Encontro capacitou lideranças municipais de diversas regiões do país para os desafios do próximo ciclo eleitoral
São Paulo/SP – Em ano eleitoral, são muitos os questionamentos enfrentados por aqueles que pretendem participar do pleito. Para evitar equívocos que possam comprometer uma campanha e garantir uma atuação responsável, é fundamental manter-se atualizado. Com esse propósito, o RenovaBR, em parceria com a Escola de Governo da Organização dos Estados Americanos (OEA), realizou o evento “Gestão Municipal e Eleições 2026: Equilíbrio Político-Institucional em Mandatos Locais”, nos dias 6 e 7 de fevereiro, na cidade de São Paulo.
O encontro teve como objetivo capacitar as lideranças municipais para os desafios da gestão pública, considerando a proximidade do ciclo eleitoral 2026. O treinamento reuniu representantes do Poder Legislativo e do Executivo de diversas regiões do país e marcou a etapa presencial final do programa, que teve início em 2025, em formato virtual.

A Fundação Republicana Brasileira (FRB) participou de um dos painéis do evento, representada pela coordenadora da Subseção no Pará, Renata Hage. Durante sua participação, abordou temas relacionados à democracia e ao fortalecimento institucional, destacando a missão da Fundação como braço educacional e formador:
“A Fundação atua na formação política, na produção de conhecimento e a qualificação de quadros, sempre pautada nos valores republicanos. Embora seja uma fundação partidária, seu alcance formativo é suprapartidário, voltado ao preparo técnico, ético e democrático de agentes políticos e cidadãos”, enfatizou.
Renata Hage, também ressaltou que o fortalecimento das instituições e a sustentação dos mandatos locais exige reflexão técnica, prática institucional e uma escuta ativa da população.
“Fortalecer mandatos e instituições passa, necessariamente, pela capacitação de pessoas que saibam ler seus territórios, praticar a escuta ativa e compreender as reais demandas da população. Esse processo reduz a distância entre o cidadão e as instituições, contribui para a consolidação de políticas públicas de médio e longo prazo e atua diretamente no combate à desinformação e à radicalização”, afirmou.
O cientista político da FRB, Pedro Mendes, destacou que a participação da Fundação em debates sobre gestão pública municipal e eleições reafirma seu compromisso com a qualificação do debate público e o fortalecimento da democracia no âmbito local.
“A participação da Fundação Republicana Brasileira em um evento desse porte é extremamente relevante, pois evidencia sua disposição em dialogar com diferentes organizações e perspectivas, nos âmbitos nacional e internacional, ampliando a troca de experiências e a incorporação de boas práticas que fortalecem a atuação de gestores públicos e lideranças políticas no Brasil”, afirmou.
A formação buscou fortalecer as capacidades técnicas e políticas de prefeitos, vereadores, secretários e outras lideranças locais, promovendo reflexões sobre como conciliar a condução da administração pública com as pressões e dinâmicas do cenário político-eleitoral. Ao longo da programação, foram discutidos temas como governança municipal, articulação institucional, planejamento de políticas públicas e tomada de decisão em ambientes de alta complexidade.
Mais uma vez, a FRB reafirma seu compromisso com o fortalecimento da gestão pública, conforme já demostra em iniciativas como o Centro de Inovação Municipal (CIM), que atua junto aos municípios promovendo o aprimoramento de gestão e a conexão com soluções que funcionam. O objetivo é gerar impacto real na vida das pessoas, por meio do fortalecimento dos mandatos locais, do equilíbrio político-institucional e da qualificação da gestão pública no ciclo eleitoral.
Por: Mazé Rodrigues – Ascom FRB
Fotos: RenovaBR