FRB e UniCeub formam primeira turma do curso de inclusão digital

0002

Foi realizada na sede da Fundação Republicana Brasileira, na capital federal, a cerimônia de entrega dos certificados para os alunos beneficiados no curso de “Inclusão Social e Digital”. O evento contou com a presença do presidente da instituição, Mauro Silva; do professor e coordenador do projeto “Promova-se”, Adilson Carvalho; e do deputado distrital Evandro Garla (PRB).

O professor Adilson iniciou o evento avaliando positivamente o curso, o desempenho dos alunos e falou das dificuldades superadas no decorrer das aulas, além do progresso alcançado. “Desmistificamos a idéia de que o computador é algo complicado e vencemos a dificuldade. Nosso curso foi um sucesso”.

Em seu discurso, Mauro Silva agradeceu a parceria entre UniCeub e a instituição que preside, parabenizou os alunos pelo esforço e o professor Adilson pela paciência e empenho. “Se dedicar ao ensino é um trabalho muito gratificante. Agradeço a vocês pelo esforço e pela dedicação”.

Evandro Garla também falou aos presentes e demonstrou satisfação com os resultados do projeto. “A missão da Fundação Republicana Brasileira é exatamente essa: formar e qualificar cidadãos”.

Os alunos também fizeram questão de expressar a alegria em concluir o curso. “São portas que estão se abrindo para nós. Eu não teria condições de pagar um curso como esse”, revelou Vilma Marçal da Silva.

Almir Rodrigues da Silva soube da iniciativa por meio da Secretaria do Idoso do Distrito Federal. Aos 70 anos, nunca havia utilizado um computador e após o curso garante que aprendeu bastante. “Aprendi tudo o que não sabia. Foi muito proveitoso tanto na parte de informática quanto na de cidadania”, destacou. Rodrigues ressaltou a importância dos idosos buscarem uma qualificação por meio dos cursos profissionalizantes. “Muitos aposentados se acomodam e ficam depressivos. É importante continuar ativo”.

Em seguida foi realizada a entrega dos certificados e feita a condecoração com medalhas em nome da Fundação às alunas Samara Rodrigues e Daiane Barreiras, que foram consideradas destaques da turma. Elas contaram ser o primeiro curso do qual recebem, de fato, uma certificação. “Quando chegava numa entrevista de emprego não podia comprovar e acabava perdendo a vaga”, revelou Daiane. Já Samara fez questão de falar sobre a atuação do orientador. “Desde o começo o professor foi muito atencioso e fez questão de esclarecer ao máximo nossas dúvidas”.

Por Mariana Maciel e Suellen Siqueira
Foto: Igor Rodrigues