FRB elabora fórum de capacitação para eleições municipais

Orientações gerais e o passo a passo sobre diversos assuntos que permeiam uma disputa eleitoral serão oferecidos neste combo de conteúdos eleitorais para os pré-candidatos municipais

O que diferencia o 1º do 2º lugar em uma competição? Sorte, atributos físicos, conexões? Na maioria das vezes, nenhum dos quesitos anteriores, mas sim o planejamento e a execução, que resultam em uma pessoa preparada para enfrentar os desafios e alcançar a tão sonhada vitória. No cenário político, essa premissa não é diferente. Para obter sucesso em um pleito, não basta apenas ter ótimas ideias e ser bem-intencionado, o candidato precisa ter um direcionamento assertivo para alcançar o resultado esperado, ou seja, a vitória! Pensando nisso, a Fundação Republicana Brasileira (FRB) está promovendo o “Fórum Construindo Gestão Municipal Transformadora”, composto por palestras com temas relacionados às eleições municipais, com o intuito de capacitar os pré-candidatos ao pleito de 2024.

Os treinamentos serão ministrados por profissionais experientes e atuantes em suas respectivas áreas, que esclarecerão dúvidas e apresentarão uma perspectiva de sucesso em uma disputa cada vez mais acirrada. As capacitações podem ser solicitadas por todos os estados brasileiros. Para sua liberação, o representante deve escolher, no mínimo, 3 temas dentre os 10 listados. Em comum acordo com o presidente estadual do Republicanos, o representante municipal deve oficializar o pedido à FRB por meio do e-mail da Secretaria de Cursos: sc@fundacaorepublicana.org.br, e sua solicitação será avaliada para liberação. É importante destacar que a capital que sediará o fórum será premiada com uma Capacitação Premium para seus municípios, composta por um compilado de conteúdos eleitorais. Além disso, as palestras serão totalmente gratuitas.

Para cada apresentação nas capitais, o público mínimo é de 200 pessoas, enquanto nos municípios é de 100 convidados. Visando otimizar o conteúdo tanto para os palestrantes transmitirem o treinamento quanto para os participantes absorverem a gama de informações, recomenda-se que cada evento tenha, no mínimo, 6 horas de duração.

Os temas disponíveis no pacote para escolha, de acordo com a necessidade de cada região, incluem:

• “Plano de Governo”
    Nesta capacitação destinada aos pré-candidatos a cargos do Executivo, os participantes recebem  orientações completas sobre o passo a passo para elaboração de um plano de governo com princípios republicanos.

• “Desafios da coordenação de campanha”
    Auxiliar pré-candidatos e equipes na elaboração de estratégias, organização e logística de campanha.

• “Prestação de contas”
    Capacitar pré-candidatos e/ou suas equipes para a prestação de contas da campanha eleitoral; elaboração de relatórios de gastos e organização financeira da campanha, seguindo todas as normas técnicas requeridas pelo TSE.

• “Marketing Eleitoral”
    Instruir pré-candidatos e equipes no desenvolvimento de campanhas publicitárias: elaboração de peças e utilização de ferramentas de marketing no ambiente digital.

• “Mobilização – Transformando a influência em voto”
    Instruir pré-candidatos a cargos públicos a angariar apoio e colaboração da população para sua campanha eleitoral, bem como estabelecer vínculos e relacionamento  com os eleitores para capitalizar além do simples voto nas urnas.

• “Representatividade e pluralidade na campanha”
    Orientar a respeito da participação política de grupos historicamente menorizados neste setor (mulheres, jovens e negros, por exemplo). Além disso, apresentar propostas para a inclusão de tais cidadãos no cenário eleitoral, atendendo às exigências do TSE.

• “Campanha Eleitoral e o Uso da Inteligência Artificial”
    Melhorar a eficácia das estratégias de comunicação, engajamento e direcionamento de mensagens para os eleitores, a fim de otimizar a comunicação política dos pré-candidatos e engajar os eleitores.

• “Propaganda Eleitoral”
    Explicar as regras do marketing eleitoral, estratégias de propaganda no ambiente digital e físico e orientar os candidatos a respeito de possíveis desvios durante o processo (o que, como e quando pode ser feito). Além de apresentar estratégias que conduzirão a uma maior efetividade do candidato na angariação de votos.

• “Gestão de conflito e reparação de imagem”
    Direcionar pré-candidatos a minimizar danos e riscos de desgaste na sua reputação e imagem pública; bem como orientar a equipe técnica das campanhas a “blindar” seus pré-candidatos de eventuais ataques de concorrentes.

• “Como desenvolver um discurso vencedor?”
    Técnicas para desenvolver discursos políticos eficazes, desde compreender o público-alvo até dominar a oratória e lidar com críticas. A capacitação inclui análise do cenário político, definição de metas, desenvolvimento da mensagem principal e práticas simuladas para aprimoramento da campanha.

Portanto, não perca mais tempo e solicite o Fórum FRB para posicionar-se à frente na disputa deste pleito e alcançar o sucesso desejado.

Por Mazé Rodrigues – Ascom FRB
Revisão: Tamires Lopes – Ascom FRB