FRB inicia ano letivo de cursos de idiomas

Brasília (DF) – Nas noites de segunda e terça-feira, 7 e 8, respectivamente, a Fundação Republicana Brasileira (FRB) promoveu, em sua sede localizada no Complexo Republicano, a abertura das aulas de inglês e espanhol ofertadas gratuitamente para a comunidade do Distrito Federal.

O start das turmas de 2022 realçou a volta física às salas de aula. Anteriormente disponíveis apenas presencialmente em Brasília e na subseção paulista, os cursos migraram às plataformas virtuais para devida adequação à nova estrutura como medida protetiva e sanitária. A FRB priorizou o isolamento social visando preservar a vida de estudantes, instrutores e colaboradores durante o primeiro surto da pandemia de Covid-19.

Na abertura da ocasião, o presidente Rusembergue Barbosa saudou os novos estudantes e os parabenizou pelo desafio da aprendizagem de uma nova língua. “A expectativa dos cursos de idiomas para este ano é alta porque estamos de volta ao formato presencial após dois anos de adaptação no modelo híbrido. Todos que se formam em inglês ou espanhol crescem profissionalmente, elevam seus estudos e ainda viram cidadãos do mundo porque são duas línguas faladas globalmente”, ressalta.

A estudante Cristiana Carolina se formou em inglês na classe pega de surpresa com o impacto mundial do coronavírus e agora será aluna de espanhol. “O que me fez retornar à Fundação foi a qualidade do curso, o atendimento e a seriedade da instituição no tratamento com o aluno. Quando iniciou a pandemia fomos para o on-line de uma estrutura do zero e deu certo. Foi desafiador, mas recompensador ao mesmo tempo”.

A gestora responsável por todos os departamentos da Fundação, gerente Gabrielle Assumpção, acompanha de perto todas as etapas dos processos educacionais e elencou os principais benefícios do serviço: “Além de serem gratuitos, nossos cursos concedem certificação reconhecida nacionalmente. Já tivemos vários casos de sucesso com ex-alunos que obtiveram plus no trabalho e vagas de intercâmbio devido à formação. Embora categorizados como nível básico, nós nos destacamos em priorizar a conversação em sala de aula, o que potencializa a fixação de conteúdo. Fora que os nossos instrutores são nativos, portanto a metodologia contempla práticas eficazes e diferenciadas em sala de aula”, assegura.

Por fim, a coordenadora de idiomas Roberta Guerra revelou algumas novidades para este ano de regresso presencial: “A grande base contém dinâmicas contemplando datas comemorativas baseadas em feriados nacionais e internacionais celebradas no México, na Inglaterra, nos Estados Unidos, na Espanha, em Cuba e assim por diante.  Elaboramos um cronograma enriquecedor”, garante.

Por Ellen Fernandes, com contribuição de Mazé Rodrigues – Ascom FRB

Fotos: Carlos Gonzaga – Ascom FRB