FRB participa de palestra sobre educação no CIEE

FRB participa de palestra sobre educação no CIEE

Com tema “Introdução à Economia da Educação”, evento reuniu representantes de diversas instituições da área

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”]

O livro de Carlos Alberto Ramos, que dá nome à palestra

Brasília (DF) – Na manhã desta quarta-feira (11), a Fundação Republicana Brasileira (FRB) participou de uma palestra promovida pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), ministrada pelo professor do Departamento de Economia da Universidade de Brasília (UnB), Carlos Alberto Ramos. A bibliotecária Halane Cezar foi quem representou a instituição. Com tema “Introdução à Economia da Educação”, o evento aconteceu no auditório do CIEE localizado no Sudoeste (DF).

Durante as explanações, o palestrante estabeleceu parâmetros entre as prioridades da educação nacional e internacional; além de investimentos e necessidades da educação brasileira. Ele também levantou indagações importantes: “Porque muitos educadores estão formando pessoas para o vestibular e não para a vida? Porque o Brasil tem projeções para questões financeiras e não tem para a educação? De que forma os serviços educacionais são planejados? Eles atingem as necessidades básicas dos estudantes enquanto indivíduos?”.

Os assuntos nortearam os participantes sobre os motivos que levam a educação no Brasil ao patamar que se encontra, e quais medidas poderiam ser tomadas para alcançar um nível mais elevado. Um dos assuntos em destaque foi a importância das habilidades cognitivas (capacidades ligadas ao conhecimento) e as não-cognitivas (autonomia, estabilidade emocional, sociabilidade). Ramos destacou que as competências não-cognitivas são as características que definem a estrutura social e começam a ser desenvolvidas na família. Segundo o acadêmico, essa é a grande debilidade do Brasil.

“A FRB considera o tema de grande relevância, uma vez que tem a educação na sua estrutura de trabalho, que é um fator de desenvolvimento social, como prioridade”, esclareceu Halane Cezar.

A palestra reuniu cerca de cem pessoas. Estiveram presentes no encontro representantes da UnB, do Serviço Nacional de Aprendizagem Social (Sebrae) e de diversas instituições educacionais do Distrito Federal.

Por Mazé Rodrigues e Suellen Siqueira – Ascom FRB[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

compartilhe com amigos: