FRB promove Curso de Política em São Paulo

Cerca de 100 paulistas assistiram a aula ministrada pelo cientista político Leonardo Barreto
0.1

Para atender à agenda em São Paulo, a Fundação Republicana Brasileira realizou, na última sexta-feira, dia 12, o Curso de Política para cerca de cem pessoas. O evento aconteceu no diretório estadual do Partido Republicano Brasileiro (PRB) local e reuniu parlamentares, assessores e filiados, que receberam material didático para complementar os estudos.

Estiveram presentes o presidente da FRB Mauro Silva; o vice-presidente estadual da legenda, Vinícius Carvalho; o presidente municipal do PRB/SP Aildo Rodrigues; além dos vereadores João Gomes, de Diadema; Sidnei Gonçalves, de Atibaia; Juliano Feliciano e Marquinhos Ita Paulo, ambos de Itapira.

O cientista político Leonardo Barreto foi quem ministrou a aula. Além dos temais habituais como sistemas de poder, democracia, cidadania, políticas públicas, ética, liderança e outros, o coordenador acadêmico da FRB apresentou também um panorama da situação atual do país.

Segundo ele as manifestações que estão acontecendo em todo Brasil são importantes e mostram a participação popular mais aguçada. “O político perde a credibilidade quando perde o senso de prioridade das necessidades do povo. As pessoas não estavam nas ruas protestando contra a Copa, e sim pela prioridade que foi dada a um evento que terá duração de um mês, enquanto a saúde e a segurança do país são esquecidas pelos governantes”, explicou.

0.2

Na oportunidade, Mauro Silva ministrou conteúdo sobre o trabalho realizado pela FRB e a história do partido, além de falar da importância das consultas populares, como os plebiscitos e referendos. “Os cidadãos querem se apropriar das suas instituições e exercer mais responsabilidade sobre a coisa pública. Por sua vez, cabe à classe política entender que os padrões de relacionamento com a sociedade mudaram e que é necessária uma readequação que envolva um nível de participação direta bem maior”, enfatizou.

O presidente explicou também que o Curso de Política terá versão online,  disponibilizada para todo o Brasil por meio de vídeo-aulas, no site institucional.

Os palestrantes abriram o debate ao público presente, que se mostrou participativo e expôs sua opinião sobre os temas propostos. O próximo curso está previsto para sexta-feira, dia 19, na sede do partido, em São Paulo. Acompanhe a agenda.

Por Suellen Siqueira

Com informações da Ascom PRB/SP e fotos de Gedeon Rosa Dias