Sergipe – Nos dias 19 e 20 de setembro, a Fundação Republicana Brasileira (FRB) realizou duas edições do Workshop Política e Cidadania em Sergipe. Os eventos ocorreram na capital, Aracaju, e em Nossa Senhora da Glória, no sertão do estado.
Mais de 300 filiados ao partido participaram dos workshops, que contaram com três palestras. O professor Valdir Pucci falou sobre a importância de uma cidadania ativa na construção de um novo país. “É preciso compreender que o indivíduo está no centro do processo político. Ele é o protagonista da vida em comum, contribuindo para que as instituições funcionem”, ressaltou Pucci. Outro tema abordado foi a influência das redes sociais nas eleições 2020. Outro palestrante do programa foi o jornalista, publicitário e estrategista digital Cícero Mendes, que atua desde 2000 em campanhas eleitorais. Mendes destacou a importância de uma forte presença on-line dos pré-candidatos para conseguirem êxito nas urnas. “A influência da web não é uma teoria, mas fato. As redes sociais, em especial, influenciaram fortemente o resultado das eleições nos estados e no país, fazendo chegar ao poder nomes até então desconhecidos. Quem não se preparar para 2020 ficará para trás”, alertou.
Os participantes também conheceram todo o histórico e o recente processo de mudança ocorrido no PRB, que passou a se chamar Republicanos. Esse detalhando ficou a cargo do presidente da FRB, Renato Junqueira, do secretário nacional da sigla Evandro Garla e do tesoureiro Mauro Silva. Na linha ideológica, eles ressaltaram que o Republicanos é um partido conservador nos costumes e liberal na economia.
O presidente de honra do partido em Sergipe, Heleno Silva, e o presidente estadual Jony Marcos, agradeceram a direção do REPUBLICANOS por escolher o estado como o primeiro na realização do Workshop Política e Cidadania. “Para nós é um prestígio muito grande Sergipe ser o precursor desse projeto. Aproveitamos para filiar novos nomes, pré-candidatos, que chegam para fortalecer a sigla no Estado. Com certeza iremos apresentar nomes preparados para enfrentar os desafios de Sergipe a partir dos municípios, seja nas prefeituras ou nas Câmaras Municipais”, frisou Heleno Silva.
Para o gestor público Léo Araújo, participante da edição de Aracaju, “o presidente Renato Junqueira trouxe para a comunidade um debate que mostra como as pessoas podem exercer sua cidadania, além de temas importantíssimos que provam como a política é necessária e pode ser praticada em todas as escalas da sociedade”.
Por Cícero Mendes, com edição de Ellen Fernandes – Ascom FRB
Fotos: Cícero Mendes e Oracio Oliveira