FRB realiza segundo Curso de Política em São Paulo

Aula foi ministrada na sede do PRB local e reuniu cerca de 60 participantes
0.1

Pela segunda vez consecutiva a Fundação Republicana Brasileira realizou o Curso de Política em São Paulo, na última sexta-feira, dia 19. A aula foi ministrada no diretório estadual do Partido Republicano Brasileiro (PRB) local e reuniu cerca de 60 assessores e filiados. O objetivo é disseminar conhecimentos e promover debates a respeito da política de forma geral, dos princípios do partido, e do trabalho realizado pela FRB.

A convite do presidente municipal do PRB, Aildo Rodrigues, o presidente da FRB Mauro Silva, e o cientista político Leonardo Barreto voltaram ao local para falar das “10 Lições sobre Política”. Na oportunidade, os presentes debateram sobre os conceitos políticos, éticos e de liderança.

Leonardo Barreto abordou temas como o papel dos partidos e dos políticos como agentes capazes de transformar a vida da população, a recuperação da credibilidade da classe política e a necessidade de aumentar a participação das pessoas nas decisões políticas – sendo este um dos principais motivos, que levaram os manifestantes às ruas, nos últimos protestos que ocorreram por todo país.

Segundo ele, a maior parte da população só se preocupa com política em época de eleições, o que pode ser um grande erro. “A concepção de cidadania é um processo de apropriação da política, no sentido de buscar sua responsabilidade e exercê-la, e não apenas ser um receptor de políticas públicas”, explicou.

Na segunda parte do curso, Mauro Silva apresentou a estrutura do PRB, os movimentos setoriais e os conceitos republicanos que nortearão os candidatos nas próximas eleições. ”Coisas extraordinárias acontecem por causa da política, o caminho não é negá-la. As manifestações que acontecem no país talvez sejam a forma mais efetiva de influenciar uma mudança na política, mas é preciso converter essa energia em algo positivo e construtivo, e não em atos de vandalismo”, disse.

O coordenador nacional do PRB Saúde, Paulo André, esteve presente e explicou que a missão dos movimentos é orientar os candidatos filiados, parlamentares e militantes com políticas aplicáveis nas respectivas áreas de atuação.

Impressões0.2

“Fiquei sabendo do curso através do nosso coordenador de marketing pessoal e empreendedorismo. Achei que o palestrante entende muito bem do assunto e até me estimulou a participar mais da política. Como cidadãos, nós podemos fazer a diferença no país. O palestrante deixou claro que é possível mudar, começando pelo nosso bairro, nossa vizinhança”. – Márcio Cruz

“O curso é extremamente enriquecedor e vem ao encontro da necessidade de mudança das nossas políticas públicas. Ele permite que o debate sobre política cresça e amplie nossa consciência cidadã, além de provocar um despertar de algumas pessoas que antes tinha antipatia com relação ao assunto. E, justamente pela divulgação do quanto foi positivo, inovador, produtivo, interessante, proporcionou um querer saber, uma vontade de exercer uma política limpa. Ter isso vinculado a um partido novo, traz esperança e expectativa positivas”. – Janaína dos Santos Carolina –

Por Danielli Ferreira, da Ascom PRB/SP e Suellen Siqueira, da Ascom FRB