FRB transmite Curso de Lideranças Femininas em Porto Alegre

Porto Alegre (RS) – O movimento Mulheres Republicanas do Rio Grande do Sul recebeu, na última quinta-feira (27), o Curso de Lideranças Femininas promovido em modo híbrido (presencial e virtual), por meio da secretaria nacional do movimento feminino do Republicanos em parceria com a Fundação Republicana Brasileira (FRB).

A segunda edição do curso contou com a presença de autoridades do partido, como a secretária nacional da militância, deputada Tia Ju (Republicanos/RJ); a secretária estadual Beth Colombo; a deputada estadual Fran Somensi, a vereadora de Porto Alegre Barbara Penna e a prefeita Gisele Schneider, do município de Maratá.

Participaram também, virtualmente, o presidente da FRB, Rusembergue Barbosa, que deixou seu recado para todas as mulheres gaúchas; assim como o presidente estadual do Republicanos RS, deputado federal Carlos Gomes, que esteve em agenda e não pôde participar pessoalmente. O deputado estadual Sergio Peres, que atua especialmente no combate ao feminicídio, também saudou as participantes do evento. Em sua fala ele lembrou a importância do curso da Fundação, que faz parte da estratégia de trazer mais mulheres para a política.

A deputada Tia Ju, incentivadora e idealizadora desta nova caravana de cursos, afirma que o objetivo do movimento é capacitar o máximo de mulheres e trazê-las para dentro do partido. “As ações das mulheres no parlamento são diferenciadas. Quando fazemos, fazemos de verdade. É preciso acreditar mais em nós e quanto podemos contribuir para a sociedade. A mulher só vai saber se tem potencial para a política se participar dela. Vem com a gente”, reforçou a republicana.

Beth Colombo, anfitriã do evento, agradeceu o momento. “Não tenho dúvidas que nossos últimos pleitos motivaram mulheres que estão aqui hoje. Nós, mulheres, somos essencialmente solidárias, apaixonadas e competitivas. Depois de hoje, não tenho dúvidas que em 2022 vamos ampliar nossa bancada. Tenho certeza que valeu a pena e vamos continuar apaixonando mulheres, e quando as mulheres se apaixonam pela política elas se sentem representadas e motivadas”, ressaltou.

Bárbara Penna, que acabou de assumir a vereança na Câmara de Porto Alegre, falou da oportunidade de estar participando e do quanto isso mudou a sua vida. “Vou sair transformada daqui. Quero agradecer a Daniela Rabello que tem a missão de transformar vidas com a sua palestra maravilhosa”. A deputada Fran Somensi agradeceu o apoio dos homens do partido ao presidente Carlos Gomes e ao presidente Nacional do Republicanos, que sempre deram suporte às ações do Mulheres Republicanas no estado. “A gente quer oportunidade e respeito, quero deixar meu recado para as mulheres que estão nos assistindo. O Republicanos é um partido que oportuniza e que motiva a mulher para estar mais dentro da política. Ele se preocupa com a mulher, assim, temos durante todo ano cursos e oportunidades para a capacitação e formação das nossas republicanas”, apontou.

Daniela Rabello ratificou a importância da mulher ser líder, não só na política mas em todas as áreas da vida. “As dificuldades que enfrentamos, são as dificuldades que nos impulsionam. As mulheres fazem uma grande diferença quando chegam em Brasília e transformam a vida de outras pessoas, através da sua sensibilidade e vontade de fazer a diferença”, reforçou. A abertura do evento ficou com o grupo musical regional “As Maragatas”. A transmissão contou com a interpretação de libras. Para quem perdeu a transmissão ao vivo do curso, a segunda edição está disponível no canal do YouTube da FRB, assim como a primeira edição, ocorrida no Ceará.

Texto: Gisele Rocha/Ascom Mulheres Republicanas
Edição: Ellen Fernandes / Ascom FRB