FRBr, GUB e Se liga 16: uma parceria de sucesso

Após realização do 1° Simpósio Universitário, lideranças dos grupos parceiros e Fundação reúnem-se para integrar Núcleo de Estudos

O presidente da Fundação Republicana Brasileira, Mauro Silva, esteve recentemente com representantes do Grupo de Universitários de Brasília (GUB) e do projeto “Se liga 16”, para reunião após a realização do 1° Simpósio Universitário, no qual foram parceiros. Estiveram presentes Thiago Thadeu Abrantes, Keila Abiorana, Luana Dantas, Felipe Moreira e Mayeia Ribeiro.

O encontro teve por objetivo a apresentação do trabalho realizado no Núcleo de Estudos da FRBr. Os representantes farão parte da equipe que pensa em propostas de políticas públicas de qualidade, que são discutidas e planejadas no âmbito acadêmico. E, futuramente, poderão ser colocadas em prática, por meio do Partido Republicano Brasileiro (PRB).

O presidente convidou os universitários a visitar mais vezes a entidade para conhecer melhor o trabalho. “A Fundação está à disposição, de portas abertas. Somos uma instituição que trabalha de verdade. Temos aulas todos os dias. Sempre que chegarem aqui verão que estamos em atividade”.

O líder da FRBr indicou aos estudantes a leitura da recente publicação “10 Princípios para uma Gestão Pública Municipal Eficaz”. Para ele, o livro auxiliará na integração do grupo.  “Quero que leiam os 10 princípios. Acredito que será o começo de nossa história”, sugeriu.

Para Keila Abiorana, integrante do ‘Se liga 16’ (iniciativa que orienta jovens a partir de 16 anos sobre seus direitos e deveres), é fundamental o conhecimento do trabalho desenvolvido. “É importante ficarmos mais inteirados de como a Fundação trabalha, para saber a melhor forma de agirmos juntos”.

Durante a conversa, foi também discutida a elaboração de políticas públicas efetivas, que estimulem a prevenção de problemas enfrentados pela juventude. Além disso, falou-se da importância de politizar o jovem com iniciativas como o 1° Simpósio, que apresentam a boa política e o poder de influência na transformação da sociedade.

Mayeia Ribeiro falou sobre como o envolvimento com a política contribuiu na mudança de seu ponto de vista. “Antes não gostava do tema. Mas, após conhecer a boa política, percebi que ela abre um novo horizonte. A politicagem é o problema. A política é linda. Ela transforma, renova”, enfatizou.

Mauro Silva falou ainda sobre o papel da sociedade para interferir no quadro atual. “É através da política que mudamos a realidade em que vivemos. Todos nós, na verdade, somos políticos e temos este poder de influência”, destacou.

Por Suellen Siqueira e Mariana Maciel