Fundação é sinônimo de serviço de utilidade pública

Instituição oferece oportunidades de estudos e capacitação profissional

A Fundação Republicana Brasileira, instituição comprometida com o papel social que exerce, oferece à população a oportunidade do acréscimo de conhecimento e capacitação profissional graças aos serviços destinados ao público em geral.

Para o presidente da Fundação, Joaquim Mauro Silva, “o Estado tem a obrigação de formar cidadãos, e a Fundação tem contribuído para isto de forma significativa, por meio de seus cursos e do projeto Cidadão Nota 10”. Segundo ele, as pessoas que recebem a oportunidade ficam muito gratas e criam um vínculo especial com a entidade, pois além de ensinar, a Fundação faz o trabalho de inclusão social. “Esse retorno é muito gratificante”, finaliza.

Hammah Tavares é voluntária na Fundação e ministra aulas de espanhol. Para ela, a iniciativa de oferecer cursos é admirável, pois a chance muitas vezes, não parte de outros órgãos. Ela considera eficaz, também, a organização do local, que oferece apoio total à equipe. “A Fundação é bem organizada, temos uma boa estrutura e isso transmite credibilidade aos voluntários”, disse.

Edith Rodrigues, coordenadora pedagógica da instituição, é responsável pelas aulas do curso de Alfabetização de Jovens e Adultos (AJA). Para ela, essas pessoas precisam de apoio e de alguém que acredite na capacidade que têm. “Os adultos chegam travados, envergonhados e com o passar do tempo começam a ficar mais seguros. O objetivo do trabalho é motivá-los a concluir o curso e ingressar no ensino fundamental e médio. É muito importante ensiná-los e fazê-los continuar”, enfatiza.

T. R. C. 19 anos, é o primeiro beneficiado do programa Cidadão Nota 10 – iniciativa que reintegra pessoas em situação de vulnerabilidade. O jovem já participou do Curso de Formação Política e é aluno de inglês na Fundação. Além disso, há dois meses trabalha como voluntário na secretaria da entidade e se mostra bastante satisfeito com os resultados do programa. “Na Fundação tenho a oportunidade de uma mudança de vida e graças aos cursos recebo qualificação profissional. Eu amo isso aqui”, declara.

Por Suellen Siqueira