Fundação Republicana arrecada mais de 10 mil livros na Câmara

Fundação Republicana arrecada mais de 10 mil livros na Câmara

Biblioteca será montada pela FRB numa escola pública carente do DF

Brasília (DF) – A campanha “Doe livros – Ajude a escrever um futuro melhor”, realizada pela Fundação Republicana Brasileira (FRB) em parceria com a Liderança do PRB e a Câmara dos Deputados, foi encerrada nesta terça-feira (15) com resultados que superaram as expectativas. O presidente do PRB, Marcos Pereira, e o líder do PRB na Câmara, deputado Márcio Marinho (BA), consideraram a campanha positiva e parabenizaram o presidente da FRB, Paulo Cesar Oliveira, pela iniciativa.

“O cientista Albert Einstein disse uma vez que ‘a mente que se abre a uma nova ideia jamais volta ao seu tamanho original’. E os livros têm essa capacidade de expandir horizontes a abrir novos caminhos para aquele que lê. A campanha realizada pela FRB em parceria com a Liderança do PRB revelou-se um grande sucesso, que permitirá a comunidades carentes o acesso a esse mundo novo de conhecimento”, afirmou Marcos Pereira.

O líder Márcio Marinho (PRB/BA) destacou a importância da leitura para a educação básica de crianças e adolescentes. “Há realmente uma necessidade de livros de literaturas nas escolas mais carentes. Isso faz parte da formação das nossas crianças e do futuro do país. Queremos que outras campanhas aconteçam e, inclusive, sejam estendidas a outros estados para que mais escolas sejam atendidas”, disse.

Já o presidente da FRB, Paulo Cesar Oliveira, declarou que, após três meses de campanha, as expectativas foram superadas. “Conseguimos além do que pensamos. Foi uma campanha muito proveitosa. Por meio desse pequeno gesto será possível melhorar a educação das nossas crianças e conscientizá-las da importância da cidadania. A criança de hoje é o cidadão de amanhã e deve participar ativamente das mudanças que o país precisa”, explicou.

O deputado Alan Rick (PRB-AC) também enalteceu a iniciativa. “São campanhas como essas que enobrecem a ação política. Rui Barbosa disse que ‘um país se faz com homens e livros’. A Fundação Republicana e demais atores dessa proposta estão de parabéns. É uma iniciativa louvável que pode ser feita em outros estados em prol da população e da comunidade e, principalmente, das crianças e adolescentes”, apontou.

Apoio

Paulo Cesar agradeceu a todos os incentivadores. “O presidente Marcos Pereira, que esteve conosco no lançamento e, agora no encerramento da campanha. Agradeço ao líder do PRB à época, o deputado federal Celso Russomanno, ao atual líder, Márcio Marinho, e a todos os deputados que contribuíram. Também sou grato à equipe da Liderança, representada pela Tiana Maria e a jornalista Mônica Donato e à coordenadora de comunicação do PRB, Helen Assumpção. Parabenizo, em especial, à equipe da FRB, que duas vezes por dia, coletava e separava todo o material arrecadado. Com a colaboração de todos é que foi possível realizar este trabalho”, acrescentou.

A chefe de gabinete da Liderança do PRB na Câmara, Tiana Maria da Silva, afirmou que qualquer campanha que diz respeito à educação deve ser abraçada. “Acreditamos que o universo da Câmara poderia ter uma resposta muito positiva. É um espaço onde transita muita gente e, geralmente, pessoas dispostas a apoiar iniciativas como essa. Tudo aquilo que for dedicado à educação, eu digo a vocês: venham que vamos abraçar, seremos seus parceiros e iremos trabalhar juntos”, finalizou.

Balanço da campanha

Cinco postos de coleta foram montados, quatro deles na Câmara Federal, em cada um dos anexos, e um na entrada do prédio onde funciona a sede da Fundação Republicana. Servidores, funcionários terceirizados e visitantes da Câmara contribuíram massivamente, bem como colaboradores, professores e alunos da FRB, alcançando uma média de 200 livros por dia de coleta – número expressivo levando-se em consideração que no período houve férias escolares e recesso parlamentar.

Ao todo, 10.403 materiais foram arrecadados. Desse montante, 2.435 livros infanto-juvenis e de literatura integrarão a biblioteca que será montada pela FRB numa escola pública de um bairro carente do Distrito Federal. Todo o material recebido será aproveitado, mesmo aquele que não se adequa às necessidades do projeto pedagógico.

Desta forma, 7.360 livros e periódicos, que não condizem com a idade do público-alvo serão doados ao programa Mala do Livro, da Diretoria do Sistema de Bibliotecas Públicas do DF (SBPDF) – o que amplia as possibilidades de acesso à leitura, com a instalação de minibibliotecas em diversos pontos das cidades-satélites para empréstimo de livros à comunidade. Farão parte do acervo da biblioteca localizada na sede da FRB e ficarão à disposição dos visitantes 408 livros de áreas diversas e conteúdo acadêmico.

Entrega dos livros

Após a catalogação e organização dos livros, a FRB montará a biblioteca numa escola do DF. O trabalho será coordenado pela bibliotecária da instituição. A data do evento de entrega será informada previamente, para que doadores, comunidade e militantes do PRB possam participar da ação.

Por Mônica Donato e Suellen Siqueira

Foto 1: Carlos Gonzaga / Foto 2: Douglas Gomes

compartilhe com amigos: