Material será destinado a bibliotecas públicas mantidas por voluntários
Brasília (DF) – Na tarde desta terça-feira, 31, foi realizada a entrega de 7.360 livros ao programa Mala do Livro, da Secretaria de Cultura do Distrito Federal. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Fundação Republicana Brasileira (FRB), a Liderança do PRB e a Câmara dos Deputados com a campanha “Doe Livros. Ajude a escrever um futuro melhor”, promovida de dezembro do ano passado a março de 2016. O encontro contou com a participação da presidente da FRB, Telma Franco, e da chefe de gabinete da Liderança do PRB, Tiana Maria da Silva.
Uma das coordenadoras do projeto Mala do Livro no DF é Maria José Lira Vieira, que recepcionou as equipes do partido e da Fundação, no depósito localizado no anexo do Teatro Nacional. “Campanha é isso que vocês fizeram: dedicação. Essa iniciativa da Fundação é muito louvável. Esse ano ainda não havíamos recebido uma doação tão grande assim. Estamos realmente muito felizes com essa contribuição”, declarou Maria José.
Segundo Telma Franco, o projeto terá mais edições. “Queremos incentivar a leitura e promover cultura e mais oportunidades de educação. Nosso propósito é chegar com o projeto nos locais onde a educação é realmente escassa. Pretendemos continuar com a campanha e realizá-la anualmente. É muito gratificante ver esse resultado expressivo. Aproveito para agradecer a todos que contribuíram”, destacou a presidente.
Tiana Maria da Silva, apoiadora do projeto, declarou a sua satisfação com o resultado da campanha, ao destacar a participação dos servidores da Câmara dos Deputados na doação de mais de 10 mil livros. “A Liderança vai continuar apoiando a campanha, possibilitando, assim, a expansão do projeto da FRB para outras escolas. Somente por meio da educação é possível tirar as pessoas de situações de risco. O livro é algo extraordinário e faz a gente viajar por lugares incríveis. São atitudes simples como essa que podem ter resultados concretos na vida das pessoas”, afirmou.
Na oportunidade, a presidente Telma presenteou a coordenadora da Mala do Livro com uma placa simbólica, personalizada com os dizeres da campanha.
Campanha “Doe Livros. Ajude a Escrever um Futuro Melhor”
Mais de 10 mil livros foram arrecadados nos cinco pontos de coleta localizados em cada um dos quatro anexos da Câmara Federal e na sede da FRB, durante três meses de campanha. O restante do montante que não foi doado à Secretaria de Cultura, composto por literaturas infanto-juvenis, será destinado a uma escola pública carente, na qual a equipe da FRB montará uma biblioteca nos próximos meses. O colégio contemplado será definido por meio de concurso cultural.
Mala do Livro
O projeto Mala do Livro é de iniciativa da Secretaria de Cultura do Governo do Distrito Federal e existe desde o ano de 1990. A iniciativa consiste em implantar bibliotecas domiciliares e também em pontos estratégicos das cidades satélites do DF. A proposta visa ampliar as possibilidades de acesso à leitura com a utilização de minibibliotecas com disponibilidade de empréstimo para a comunidade. A ideia é trabalhar o livro como fator de agregação social e conta com o trabalho de jovens que cumprem medidas socioeducativas.
As atividades acontecem em casas cedidas, ONG’s, hospitais, presídios, centros esportivos e de atendimento ao público; além de estações do metrô. O trabalho é voluntário. Os empréstimos podem ser realizados por até sete dias, com possibilidade de renovação. A Mala do Livro é composta por materiais de pesquisa escolar, como didáticos, gramáticas e dicionários. E ainda, por diversos livros de literaturas brasileira, estrangeira, infantil e infanto-juvenil; gibis e informações utilitárias.
Por Suellen Siqueira – Ascom FRB
Com informações do projeto Mala do Livro
Fotos: Douglas Gomes – Liderança do PRB na Câmara