Fundação Republicana oferece curso de Formação Política exclusivo para alunos da instituição

Oportunidade reúne estudantes de todos os cursos oferecidos pela FRB

0.10

Aconteceu nesta quinta-feira, 6, no auditório da sede da Fundação Republicana Brasileira, localizado no Setor Comercial Sul, em Brasília (DF), o curso de Formação Política para alunos da instituição. Está é a primeira turma a assistir a aula específica, preparada pelo professor e cientista político Leonardo Barreto.

Estiveram presentes o presidente da Fundação, Mauro Silva; o vice-presidente da instituição, Evandro Garla; além de 35 convidados e alunos dos cursos de inglês, francês e Alfabetização de Jovens e Adultos (AJA). A aula despertou interesse ao relacionar a interferência da história na realidade vivenciada pela sociedade, nos dias atuais.

Mauro Silva iniciou o evento. “Fico muito feliz com a presença de vocês. É um prazer tê-los como alunos”, disse. Silva falou ainda sobre a importância do curso de Formação Política. “Vocês vão perceber, no decorrer do curso, que nós podemos mudar o cenário político atual, se cada um de nós der sua contribuição. Faremos novos cursos e vocês estão convidados a participar de todos. Nosso objetivo principal é esse: ajudar a formar cidadãos”.

Leonardo Barreto levou os participantes a uma reflexão sobre o motivo da aversão popular em relação à política e fez uma retrospectiva do momento que antecedeu o suicídio de Getúlio Vargas. “Nós, brasileiros, nunca tivemos uma boa relação com a política. Em 1954, pouco antes de Getúlio Vargas se matar, quando o governo sofria denuncias de corrupção, um jornal muito importante publicou a manchete: ‘Somos um povo honrado governado por ladrões’. Ali já estava configurado um grande abismo. Até onde isso é verdade? Temos que repensar”.

No decorrer do curso foram abordados temas polêmicos, como direitos iguais para homens e mulheres, “ricos e pobres” e o que realmente faz um cidadão. Segundo o professor, o fato de termos nascido no Brasil não nos faz cidadãos. Para ele, cidadania não é uma condição dada, mas construída.0.2

Eliane Sales, 27 anos, aluna do nível básico de inglês, avaliou o curso. “Aprender sobre política é importante pra todo mundo. O curso é muito bom. Antes eu não gostava de política, mas agora meu pensamento mudou”, afirma.

Para Maria de Jesus Rodrigues, 52 anos, da Alfabetização de Jovens e Adultos (AJA), “é muito bom entender o que realmente é política. Esta é a segunda vez que participo do curso. E cada vez aprendo a gostar mais do assunto”.

Ao término da aula os alunos foram certificados e participaram de um coffee break. O momento foi de confraternização entre os estudantes, que por cursarem turmas diferentes, normalmente não se encontram no decorrer do ano.

Na próxima quinta-feira, 13, será realizada a segunda edição do curso exclusivo para alunos da FRBr. O público previsto é de 42 participantes.

Por Mariana Maciel / Edição: Suellen Siqueira

Fotos: Douglas Gomes