A Fundação Republicana Brasileira – FRB participou, neste sábado, dia 23, do “Café Empresarial”, promovido pelo Instituto Federal Brasília – IFB, no Centro Cultural, em Ceilândia (DF). Convidada pelo instituto, a FRB integrou a programação, por meio da palestra “A Educação Política com ação transformadora”, ministrada pelo presidente Mauro Silva para cerca de 150 pessoas, entre alunos e docentes.
A equipe da FRB montou um estande no local, com material informativo a respeito dos cursos oferecidos, com destaque para o de Política e atendeu aos presentes, que buscavam informações sobre os serviços disponíveis. Brindes personalizados também foram sorteados e entregues aos alunos.
Mauro Silva, especialista em Gestão Pública, falou sobre a importância de aprender política, para que seja possível participar das decisões que afetam a sociedade. “Devemos estar dispostos a participar, pois apenas reclamar da situação não promove mudanças. E para isso, existem vários mecanismos, como associações, sindicatos, conselhos. Basta escolhermos aquele que melhor se encaixa com o nosso perfil e com aquilo que acreditamos”, explicou.
O presidente fez ainda um balanço da palestra. “Saímos daqui com a sensação de dever cumprido e muito contentes. Os alunos participaram ativamente e demonstraram seus principais anseios relacionados ao tema”, destacou Silva.
Com o lema “Saboreando Conhecimento”, o cronograma do IFB promoveu ainda as palestras “Mercado de Trabalho: A importância da qualificação”, do gerente de recrutamento e seleção da empresa CTIS, João Mazinni; e “Empreendedorismo e Inovação”, do consultor em projetos e empreendedorismo do Ministério da Justiça Cláudio Pimenta.
Impressões
“O Estado precisa que o cidadão saiba pensar a esse respeito. Essa palestra (da FRB) é fundamental. É importante não ter medo de falar a respeito. Precisamos conhecer, para saber selecionar, escolher. Precisamos entender a importância de participar politicamente. Como vamos cobrar os políticos”? Celeste Cordeiro, professora de Língua Portuguesa.
“É um tema muito importante, pois além de formar cidadãos, conscientiza, abre nossa mente a não jogar fora, a não vender nosso voto, mas escolher com atenção. É um primeiro passo”. Jéssica Silva, 21 anos, estudante.
“Aprendi com essa palestra que a gente tem que se conscientizar. Na hora de escolher um candidato devemos saber quem ele é, o que faz. Não devemos pensar no que ele tem a oferecer apenas, mas precisamos estar atentos àquilo que ele já fez também”. Luana Barbosa da Silva, 16 anos, estudante.
“É bom saber em quem vamos votar. Gostei muito da explicação e dos esclarecimentos. Muitas pessoas deram suas opiniões, foi uma palestra bem participativa, positiva. Teremos uma conscientização para buscar o histórico dos candidatos, entender o que eles têm para benefício da população, e colocar em prática o que aprendemos. –Jeferson Guimarães Moura, gerente de Redes, 18 anos.
Por Suellen Siqueira – Ascom FRB
Com a colaboração de Eulla Carvalho
Fotos: Douglas Gomes