Fundação Republicana realiza Curso de Política em Cristalina

Debate foi promovido na tarde de sábado, dia 30, e reuniu integrantes da comunidade local

Cristalina (GO) – A Fundação Republicana Brasileira (FRB) esteve na tarde deste sábado, dia 30, no município goiano de Cristalina, situado a 130 km de Brasília, para realizar mais uma edição do Curso de Política. Com a presença do presidente da instituição Paulo Cesar Oliveira, os cientistas políticos Leonardo Barreto e André Jácomo falaram sobre a importância da participação da comunidade nos assuntos de interesse coletivo.

Paulo Cesar explicou: “Alguns podem pensar: ‘por que eu deveria participar deste curso se não tenho nenhuma pretensão de pleitear um mandato’? O Curso de Política é direcionado para que todos entendam a importância da política no dia a dia. Fazemos parte de um coletivo, temos necessidade de interagir, comunicar e participar. É importante pertencer a um grupo. Essa ideia de pertencimento nos provoca o desejo de contribuir”. E completou: “A FRB está de portas abertas para vocês”.

Barreto enfatizou a proposta de diálogo sobre o tema. “Essa é uma conversa franca sobre as coisas que pensamos sobre a política, o momento que estamos vivendo, que a cidade está vivendo. E principalmente, qual o nosso papel, o nosso lugar nessa história. A política atual, muitas vezes, não funciona por que estamos divorciados dela. Apesar de muitas coisas estarem ruins, não podemos desistir da política, pois elas só pioram quando não participamos”. E finalizou: “A coisa não acontece quando o país tem políticos bons. A coisa acontece quando temos cidadãos bons”.

A vereadora Luciana Cândida (PRB/GO) foi quem convidou a Fundação e os participantes a estarem no local. “Valorizo muito o trabalho da Fundação e quero trazê-los novamente sempre que possível, para realizar essa tarefa importante que é conscientizar as pessoas sobre a política. Política nada mais é que servir o povo”, destacou.

“A política faz parte do nosso dia a dia, mesmo que a gente não queira. Quanto mais as pessoas se sentirem afastadas dela e tiverem um sentimento, uma percepção ruim, mais distantes vão ficar. A política quem faz somos nós. Então, vamos agir para mudá-la”, propôs André Jácomo.

Para a dona de casa Aleci Isidoro dos Santos, de 46 anos, a aula foi importante para esclarecer alguns conceitos que ela tinha sobre o tema. “Eu pensava que todos os políticos nem queriam saber de nada, nem que a gente existia. Mas percebi que é necessário acompanhar o que eles fazem e cobrar um trabalho correto”, disse.

Por Suellen Siqueira – Ascom FRB

Foto: Carlos Gonzaga