Brasília (DF) – A Lei nº 8074/18 que viabiliza um estudo técnico para a implantação da linha do metrô da Baixada Fluminense, de autoria da deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ), foi sancionada pelo governador do Rio de Janeiro e publicada no Diário Oficial do Poder Executivo de terça-feira (28). O projeto de lei foi apresentado pela parlamentar quando ocupava o cargo de deputada estadual na Assembleia Legislativa.
Além da viabilidade técnica para a Baixada, a legislação autoriza a extensão da Linha 4, ligando o Jardim Oceânico ao Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.
O estudo também deverá avaliar a possibilidade do metrô na superfície e o Executivo também poderá usar recursos de empréstimos destinados ao setor de transportes para a realização dos trabalhos.
“É com muita alegria e enorme satisfação que recebemos a notícia da sanção desta lei, uma luta nossa bastante antiga. A extensão do Metrô até a Baixada irá beneficiar milhares de trabalhadores, encurtando o tempo de deslocamento entre suas casas até o trabalho, e isso vai gerar uma expressiva melhora na qualidade de vida dessas pessoas. Vamos continuar trabalhando, cobrando e acompanhando de perto todo este processo”, declarou a deputada federal Rosangela Gomes.
Texto: Ascom – deputada federal Rosangela Gomes
Foto: Douglas Gomes