No bicentenário da Independência, a FRB vai ao Pará debater o futuro do Brasil

No bicentenário da Independência, a FRB vai ao Pará debater o futuro do Brasil

A Fundação Republicana Brasileira (FRB) realizou neste sábado (21), na Escola Estadual Visconde de Souza, em Belém, o debate sobre “200 anos da Independência do Brasil – Entender o passado para refletir o futuro”, com a participação de 300 pessoas entre lideranças, autoridades e parlamentares do partido Republicanos do Pará. O evento foi apoiado pelo diretório estadual da legenda e pela Faculdade Republicana incentivando a construção coletiva de ações sociopolíticas em prol do desenvolvimento da sociedade norte-brasileira.

O evento foi aberto por Rusembergue Barbosa, presidente da FRB. “A Fundação está ajudando a formar cidadãos, pois, hoje, o país precisa de pessoas com conhecimento, habilitadas. Um dos nossos maiores projetos é a Faculdade Republicana, única faculdade de um partido político credenciada pelo Ministério da Educação. E precisamos de representantes no Legislativo e no Executivo que façam a diferença para o país”, destacou.

O presidente estadual do partido, Evandro Garla, ressaltou que o momento é mais uma iniciativa para fomentar a expansão do Republicanos no Pará e na região Norte.

Valdir Pucci, diretor-geral da Faculdade Republicana, iniciou a programação de palestras com o tema ‘Reflexões sobre os 200 anos da Independência e suas consequências para o futuro’. Pucci fez um paralelo com a sociedade do centenário, 1922, e provocou o público com uma indagação.
“O Brasil quando se tornou independente tomou para si a responsabilidade da tomada de decisões sobre seu povo. 100 anos depois, em 1922, se debatia o atraso em que se encontrava o país, tentando se posicionar no mundo, tentando encontrar o caminho da modernidade. E em 2022, ainda discutimos isso? Somos um país rico. Temos um atraso não econômico, mas social. O Brasil é uma unidade. Uma unidade com várias identidades. E a gente só vai crescer quando aprender a respeitar essas identidades, pois somos uma nação com características regionais e somos essa somatória. E pergunto: quem somos nós nestes 200 anos?”, disse Pucci.

As palestras seguintes foram com Guto Ferreira, sócio-diretor da Solomon´s Brain Inteligência Crítica e Estratégica, que ministrou sobre os temas ‘Conservadorismo’ e ‘Estratégia de Campanha’; Fábio Vidal, graduado em Ciência Política pelo IPOL/UnB e mestre em sociologia, sobre ‘Táticas em rede: como formar lideranças do futuro’; Mauro Silva, graduado em Ciências Contábeis e especializado em Gestão Pública, sobre ‘Prestação de Contas’; e Renato Junqueira, diretor de Relações Institucionais e Assuntos Estratégicos da Faculdade Republicana e secretário nacional do Jovens Republicanos, formado em Gestão Pública e especialista em Gestão de Instituições Educacionais e Relações Governamentais, que abordou o tema ‘Jovens & Cristãos & Conservadores’.

No debate com a temática ‘O que o Pará pensa/quer para os próximos 100 meses?’, o público levantou questionamentos sobre valorização profissional, educação, segurança, tecnologias, protagonismo social real, incentivo ao esporte, sustentabilidade e apoio às comunidades tradicionais da Amazônia. “Nós queremos que o Pará se torne uma referência, e que o Estado seja bem assistido pelos nossos representantes”, disse o presidente da FRB.

 

SÉRIE DE EVENTOS DOS 200 ANOS

A Fundação Republicana Brasileira – FRB e a Faculdade Republicana veem a oportunidade de discutir o futuro do país e, principalmente, a pauta liberal-conservadora. Entendemos que estudar e aprender com o passado é essencial para traçarmos os planos e metas do Brasil que desejamos legar para os próximos duzentos anos.

Com essa ideia, propomos a realização de uma série de eventos comemorativos, em todas as regiões do país, com o intuito de fortalecermos as pautas que norteiam o nosso entendimento sobre os rumos do país e também como forma de fortalecer o discurso e as bandeiras republicanas, tão essenciais para o desenvolvimento da nação.

Mais informações: www.fundacaorepublicana.org.br

 

Por Paula Portilho – Ascom Republicanos Pará

Colaboração: Mazé Rodrigues – Ascom FRB

Fotos: Ascom Republicanos Pará

 

 

compartilhe com amigos:

Share on tumblr
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook