Os servidores da Administração Regional da cidade foram contemplados pelo projeto “O melhor de você no atendimento ao cidadão”
Riacho Fundo II (DF) – O projeto “O melhor de você no atendimento ao cidadão”, da Fundação Republicana Brasileira (FRB) contemplou, pela segunda vez, os funcionários da Administração Regional da cidade-satélite Riacho Fundo II, localizada a 20 km da capital federal, na tarde desta terça-feira (29). A palestra “Ética e Conduta no Serviço Público” – que tem como objetivo incentivar boas práticas no atendimento à comunidade – reuniu 40 servidores.
Para o administrador da cidade, Daniel Figueiredo, oportunizar conhecimento proporciona um ambiente agregador, de interação entre os colaboradores. “Qualquer tipo de qualificação e estudo é muito importante e gratificante. Falar desse assunto vem no momento adequado, pois o Brasil pede um comportamento mais ético dos servidores e gestores públicos. Quanto mais preparados estiverem, mais isso será refletido no tratamento aos cidadãos”, declarou.
A presidente da instituição, Telma Franco, explicou a iniciativa. “Estivemos em Samambaia Sul e agora, no Riacho Fundo II. Cada cidade recebeu duas palestras: uma com viés motivacional e outra de conteúdo voltado ao servidor público, com destaque para adequação dos princípios éticos na conduta de atendimento. Nosso objetivo é maximizar o potencial das equipes, para que possam oferecer resultados ainda melhores para as comunidades locais”, disse.
O palestrante Anderson Alves falou sobre a multiplicidade de interpretações do conceito de ética. E destacou a importância de entender e transformar comportamentos nos mais diversos âmbitos sociais, levando em consideração valores como caráter, honestidade e diferenças culturais. “A escolha será sempre sua. Suas atitudes são fruto do seu caráter. Estamos envolvidos em questões éticas a todo momento. Cabe analisá-las com atenção”, enfatizou.
Já para a diretora de desenvolvimento econômico Socorro Costa “a palestra foi interessante, principalmente para darmos uma refletida sobre o nosso dia a dia, sobre como atendemos as pessoas por onde passamos, tanto no nosso setor de trabalho, como também na nossa rotina pessoal. Desde as pessoas que encontramos no supermercado, na farmácia, na academia… em todos os lugares. Foi válido, foi muito bom. A FRB está de parabéns”, elogiou.
Por Suellen Siqueira / Fotos: Carlos Gonzaga – Ascom FRB