Paulo Cesar participa de III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, em Brasília

Evento dissemina boas práticas para as políticas públicas municipais

Brasília (DF) – Lançado nesta terça-feira, 10, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, na capital federal, o III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS) termina nesta quinta-feira, 12. O presidente da Fundação Republicana Brasileira, Paulo Cesar Oliveira, participa ativamente do evento, aberto oficialmente numa solenidade que reuniu autoridades de várias partes do mundo no Auditório Master.

“Participei, quando ainda secretário de Desenvolvimento Econômico de Duque de Caxias, do segundo EMDS, em Campinas. Esse terceiro, além de ter um número impressionante de inscritos, também é uma oportunidade de termos contato com cases positivos, nos quais existam boas práticas de políticas públicas e desenvolvimento econômico para os municípios”, explica Paulo Cesar.

Organizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), o encontro, realizado bienalmente, reúne representantes do governo federal, prefeitos, gestores públicos, secretários e dirigentes municipais, pesquisadores, estudantes e sociedade civil.

Conhecido como o maior evento de sustentabilidade urbana do país, a iniciativa tem como objetivo mobilizar gestores públicos dos três níveis de governo a incluir temas relacionados à sustentabilidade em seus programas e criar agendas propositivas de desenvolvimento local sustentável.

Entre os principais temas abordados, destacam-se políticas públicas de incentivo ao empreendedorismo e desenvolvimento local sustentável; gestão, universalização e qualidade das águas; objetivos do desenvolvimento sustentável; mobilidade urbana; políticas públicas locais e metropolitanas; cidades; reforma política e participação social.

O líder da FRB afirma ainda, que o encontro é uma oportunidade de agregar valores e conhecimentos relevantes ao trabalho da Fundação, e à comunidade, como um todo. “A população não mora na União, mas no município, que é o primeiro ponto de contato. Para falar de gestão eficaz é necessário começar pelos municípios. Daí a importância da FRB participar, pois estamos inseridos neste contexto. É importante trazer este conhecimento para perto”, disse Paulo Cesar.

Organizadas de forma dinâmica e acessível, as atividades são divididas em Arenas de Diálogo, Salas Temáticas, Praça de Boas Práticas, Ponto de Encontro e palestras de até 18 minutos, ministradas por profissionais com profundo conhecimento, que tem como foco apresentar o conteúdo de forma clara e objetiva – os chamados Fóruns TED-alike. Estandes dos mais de cem parceiros e apoiadores podem ser visitados no espaço denominado Expo Cidades.

Por Suellen Siqueira – Ascom FRB

Foto 1: Reprodução EMDS / Fotos 2 e 3: Carlos Gonzaga