Por que ajudar a formar cidadãos?

Presidente-Mauro-Silva-215x300

No início das atividades da Fundação Republicana Brasileira, em 2007, foi estabelecido como objetivo contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade mais atuante, de cidadãos mais comprometidos e conscientes do seu papel. Desde então temos buscado isso por meio do Curso de Política, realizado por todo o país. Diversas cidades-satélites do Distrito Federal e outras, espalhadas por dezessete estados da Federação, já foram atendidas por este trabalho.

O curso, totalmente gratuito, aborda os principais temas da política de forma leve, acessível e levanta importantes debates. Queremos com este trabalho aproximar e esclarecer as pessoas, pois trata-se de um assunto que, comumente as incomoda. A intenção é mostrar o quanto dependemos da política, e o quanto ela está presente em nossas vidas todos os dias. Os erros cometidos por quem governa de forma irresponsável não podem ser motivo para nos fazer desacreditar. Devemos nos mover, entender o ambiente que nos cerca, e propor soluções.

Ouvir as opiniões mais diversas, em cada um dos locais pelos quais passamos, nos ajuda a observar as particularidades, as principais necessidades dos brasileiros. A partir daí, podemos pensar em soluções de políticas públicas, que possam atendê-las de maneira efetiva. Acreditamos que a democracia só acontece quando o povo é ouvido, e isso o fortalece e contribui para que as mudanças que busca sejam alcançadas.

No mês passado inovamos ao lançar a plataforma de ensino a distância da FRB. E já formamos nossos primeiros alunos. 56 deles assistiram às aulas online, demonstraram desempenho satisfatório e foram certificados. Nossa proposta de atender ao público de todo o Brasil, em especial aos nossos republicanos e republicanas, agora se tornou possível. Qualquer cidadão disposto a aprender, e com acesso à internet, pode fazê-lo.

O conteúdo foi cuidadosamente preparado e provém de uma equipe qualificada para atender, debater e esclarecer. Estamos muito contentes por disponibilizar esse serviço e temos consciência da importância dele. Por isso, convido você, amigo ou amiga, a participar. Esse espaço é todo seu.

Mauro Silva – presidente da Fundação Republicana Brasileira