Brasília (DF) – As republicanas de todo país foram chamadas a irem para ruas em sinal de demonstração da força feminina em defesa de mais espaço para a mulher na política e um envolvimento maior com os problemas da própria comunidade. Os eventos, com o tema “Mulher mostra sua força”, foram realizados de forma simultânea em vários estados como Paraná, Acre, Piauí, Espírito Santo, Goiás, Rio de Janeiro e outras unidades da federação.
De acordo com a coordenadora nacional do PRB Mulher, deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ), a mobilização foi feita com o objetivo de ampliar a participação feminina na política. “Nós estamos empenhadas em trazer as mulheres para o centro das decisões políticas do país. A mulher precisa se envolver com os problemas sociais do bairro onde mora, precisa lutar por políticas públicas voltadas para a proteção da família e ocupar os espaços nas câmaras de vereadores, prefeituras, assembleias, governos estaduais e no congresso nacional”, afirmou.
O evento em Curitiba (PR) contou com atrações culturais e as mulheres deixaram escrito em um mural instalado no centro da cidade uma frase explicando qual era a sua força para promover a transformação social. Em troca, elas receberam uma rosa em homenagem à coragem e à força das republicanas. O evento contou, ainda, com a participação da ONG Humsol, que trabalha pela prevenção do câncer e doação de órgãos.
Na capital do Acre, Rio Branco, as republicanas fizeram uma caminhada no centro da cidade. As participantes foram às ruas com as bandeiras do movimento, entregaram panfletos de conscientização e flores destacando a valorização da mulher e a necessidade de fortalecer as políticas públicas pela defesa das mulheres e contra a violência doméstica.
Em Teresina (PI), as militantes percorram as ruas da capital visitando logistas e moradores da região em busca de apoio para o empoderamento da mulher na política. As republicanas levaram cartazes e conversaram com as pessoas com o objetivo de promover a conscientização da importância de oferecer oportunidade para que a mulher esteja no centro das decisões mais importantes das cidades, estados e país.
Foi na praça dos Bandeirantes, no centro da capital Goiânia (GO), que as republicanas realizaram a mobilização. O evento contou com a distribuição de panfletos e apresentações típicas do Estado do Goiás, como danças, músicas e palestras sobre a necessidade ter mais mulheres na vida pública do país.
No Espirito Santo, as militantes do PRB Mulher fizeram uma caminhada pelo centro da capital Vitória destacando a importância da luta pelo combate efetivo da violência contra as mulheres e pela valorização da mulher, principalmente na política. Uma ação social foi realizada durante o evento. o público teve acesso a serviços como aferição de pressão arterial, odontologia e exames de glicose. Fora isso, teve os serviços de assistência jurídica com a participação do Procon e o ônibus rosa do Tribunal de Justiça.
Todos esses eventos marcaram o início da semana nacional de comemoração do Dia Internacional da Mulher. Outras atividades serão realizadas até o dia 8 de março com ó objetivo de valorizar a participação da mulher na política, defender os direitos das brasileiras e a luta contra a violência doméstica.
Texto: Agência PRB Nacional
Com informações do PRB Mulher
Fotos: PRB Mulher