Informe-se

Pré-COP30 debate participação cidadã e mudanças climáticas na Casa da ONU

Evento reuniu representantes de diversas instituições para discutir como a escuta e o engajamento social podem impulsionar ações climáticas sustentáveis.

 

Brasília/DF – Na segunda-feira, 13 de outubro, o Delibera Brasil, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o (Re)surgentes: Assembleias Climáticas de América Latina promoveram o evento Pré-COP30, com o tema “Participação cidadã e mudanças climáticas”, na Casa da ONU, Complexo Sérgio Vieira de Mello, em Brasília.

O encontro reuniu representantes da sociedade civil, delegações oficiais e instituições multilaterais com o objetivo de destacar práticas participativas inovadoras voltadas à ação climática, promover o diálogo entre diferentes setores e defender a incorporação de mecanismos de participação deliberativa nas políticas ambientais, em níveis local, nacional e global.

Durante as discussões, os participantes refletiram sobre o impacto real da participação cidadã nas decisões que moldam o futuro ambiental do planeta. Entre os exemplos citados, destacou-se a atuação da presidente da Fundação Republicana Brasileira (FRB), Renata Sene, reconhecida pela escuta ativa da população durante sua gestão como prefeita de Francisco Morato (SP), quando implantou um modelo participativo para o Plano Plurianual (PPA) do município.

O evento também abordou as diretrizes dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que orientam as ações do Brasil até 2030 e buscam promover melhorias concretas na qualidade de vida da população em diversas áreas.

Uma das atividades em destaque foi a mesa-redonda “Superando obstáculos para transformar a participação em ação”, que aprofundou o debate sobre os desafios e caminhos para tornar o engajamento social um motor de transformação climática efetiva.

A Fundação Republicana Brasileira foi representada por uma equipe liderada pelo coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas (NEP), Fábio Vidal, que ressaltou a importância do diálogo plural para o fortalecimento das políticas públicas:

“Uma das questões mais ressaltadas no evento foi a importância da participação, compreendendo que ela tem um custo, e que esse custo deve ser visto como um investimento. É algo que a sociedade precisa assumir para que mais pessoas possam participar e, assim, gerar ganhos coletivos. É dessa forma que conseguimos planejar o futuro e alcançar os indicadores de desenvolvimento sustentável, os ODS”, afirmou Vidal.

 

Por: Mazé Rodrigues – Ascom FRB
Revisão: Tamires Lopes – Ascom FRB

Receba a Conjuntura Republicana Semanalmente