Salvador (BA) – Cerca de 100 estudantes da Escola municipal Dona Arlete Magalhães, no bairro Castelo Branco, em Salvador, participaram na quarta-feira (29), da primeira edição do programa “Câmara na Escola”, com a presença do pelo vereador e secretário de Comunicação da Câmara Municipal de Salvador, Luiz Carlos (PRB).
Na oportunidade, Luiz Carlos dialogou com os estudantes, explicou a importância do Legislativo municipal e o papel dos vereadores no desenvolvimento do município.
Durante a apresentação, que contou com apoio de material gráfico e vídeo, Luiz Carlos explicou as diferenças entre os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, e quais os tipos de projetos elaborados pelos legisladores municipais. O republicano lembrou, ainda, que qualquer cidadão soteropolitano pode criar uma lei por meio de projeto de iniciativa popular ou pela recém-criada Comissão de Legislação Participativa da Câmara.
Para Luiz Carlos, o projeto contribui com a construção da cidadania e formação de cidadãos críticos. “Nosso objetivo é formar um cidadão que, no futuro, poderá ocupar um espaço dentro dos três poderes, ou não, mas que estará ajudando a colocar nesses espaços pessoas que tenham um perfil e propostas alinhadas com suas ideias”, afirmou o parlamentar.
“Eu conhecia um pouco da câmara, sabia que ela cria alguns projetos, mas com essa palestra eu aprendi muito mais”, avaliou Sulamita Protássio, de 14 anos, estudante do 8º ano.
A subsecretária de Educação de Salvador, Rafaella Pondé disse que a pasta se sente privilegiada por ter uma de suas escolas escolhidas para dar início ao projeto. “São futuros eleitores, pessoas que precisam ser sensibilizadas, conscientizadas e que precisam entender a importância da participação no universo da política, porque a política é o que faz com que o município se desenvolva”, disse.
O objetivo do “Câmara nas Escolas”, segundo Luiz Carlos, é aproximar ainda mais a juventude do Poder Legislativo, da instituição e da política em geral.
Funcionamento
Por meio de uma apresentação lúdica, com apoio de material gráfico e vídeo, durante aproximadamente uma hora os estudantes de escolas públicas e particulares de Salvador recebem informações sobre a composição da Câmara, os vereadores e suas atribuições.
O projeto foi criado pela Secretaria de Comunicação da Câmara, órgão que integra a Mesa Diretora da Casa. O cronograma de visitas busca contemplar sempre um vereador diferente para participar das visitas a cada mês. A expectativa é que pelo menos oito escolas recebam o projeto este ano.
O programa é voltado para estudantes a partir do 6º ano do Ensino Fundamental. As visitas são sempre alinhadas com as secretarias de educação. Qualquer escola pode ligar para a câmara e solicitar a visita do programa pelo telefone da Secretaria de Comunicação (71) 3320-0332.
Texto e foto: Ascom – vereador Luiz Carlos