Brasília (DF) – O Projeto Cidadão Nota 10, da Fundação Republicana Brasileira, é uma iniciativa inovadora, que tem como objetivo a inserção social. Além de encaminhar pessoas em situações de vulnerabilidade – como viciados e moradores de rua – aos tratamentos de recuperação, o Cidadão Nota 10 também oferece capacitação profissional, intelectual e apoio psicológico.
Os cursos oferecidos pela Fundação ficam à disposição do recuperado, para que este possa direcionar-se a um novo caminho. Alfabetização, formação política, língua estrangeira moderna – como inglês, francês e espanhol – são os cursos que colaboram para o ingresso dos beneficiados no mercado de trabalho.
Para atender à população de maneira eficaz, o presidente da Fundação Republicana Brasileira e sua equipe vão às ruas conversar com aqueles que carecem destes serviços. Desta forma, apresentam a proposta aos mesmos e os convidam a participar.
A oportunidade construirá novos cidadãos. Após um ano e meio, em média – dependendo da complexidade do caso – os contemplados que assim desejarem, serão direcionados a um intercâmbio cultural para colocar em prática os conhecimentos adquiridos nas aulas de línguas.
T. R. C., 19 anos, é o primeiro beneficiado do programa Cidadão Nota 10 – iniciativa que reintegra pessoas em situação de vulnerabilidade. O jovem já participou do Curso de Formação Política e é aluno de inglês na Fundação Republicana Brasileira. Além disso, há dois meses trabalha como voluntário na secretaria da entidade e se mostra bastante satisfeito com os resultados do programa. “Na Fundação tenho a oportunidade de uma mudança de vida e graças aos cursos, recebo qualificação profissional. Eu amo isso aqui”, declara.
Por Suellen Siqueira