Projeto Cultural da FRB proporciona aos alunos uma experiência de imersão cultural

#Brasília – Os Cursos de Idiomas, inglês e espanhol, oferecidos pela Fundação Republicana Brasileira (FRB), têm proporcionado aos alunos uma nova perspectiva de vida através das oportunidades que eles tiveram após o aprendizado de uma nova língua.

Para abrilhantar o final do curso e apresentar o desenvolvimento do aprendizado dos alunos, todo fim de semestre, os discentes apresentam o “Projeto Cultural”. O encontro visa promover uma sensibilização das línguas as suas respectivas culturas, como comenta o instrutor de inglês Rabiu Rufaye, “O nosso objetivo com o Projeto Cultural é que o aluno aprenda mais sobre os países que falam inglês ou espanhol, assim, expandindo o leque de culturas diferentes.”

O empenho de cada aluno é observado durante todo o semestre, pois, embora todo discente tenha uma história de vida e adversidades para lidar, no final, a batalha para a conquista de um sonho que o novo aprendizado pode proporcionar para sua própria vida precisa ser vencida. Sobre isso, o instrutor de espanhol, Mario Enrique, relata “Tivemos muitos alunos com dificuldade, mas, em especial, tive a aluna Ana Paula. Essa aluna não entendia nada do que eu falava, ela também não falava nenhuma expressão em espanhol, e, por isso, ela queria desistir, mas eu falei que não iria deixá-la desistir e garanti que, com o esforço dela, ela iria entender e aprender aos poucos. Hoje, no Projeto Cultural, ela fez toda a apresentação em espanhol, muito perfeita! Foi uma alegria muito grande!”

A cada nova aula, há a oportunidade de viver uma aventura e desvendar um mundo cheio de possibilidades. “Quando eu entrei no curso, fiz por conta da minha profissão, que é secretária executiva bilíngue. Então, eu comecei o curso sem saber nada de espanhol, mas aprendi e, no Projeto Cultural, pude vencer a timidez e falar em público, mostrando o que aprendi no curso, pois fiz a apresentação em espanhol. Quero agradecer imensamente à FRB e ao instrutor Mario, pelo excelente profissional que ele é.”, relatou a secretária executiva bilíngue, Ana Paula Lopes.

Neste ano de 2023, a FRB inovou trazendo uma nova estrutura para os cursos: as aulas são 100% on-line, ao vivo, para todo o Brasil, e tudo gratuitamente; além disso, a fim de proporcionar oportunidades para mais pessoas, agora, a duração das turmas é de 5 meses, assim, são duas oportunidades de aprender um novo idioma em um ano. A coordenadora dos cursos, Roberta Guerra, dá mais detalhes “Até o ano de 2022, oferecíamos um curso anual com uma duração total de 10 meses. Durante esse período, atendíamos consistentemente a mesma quantidade de alunos. No entanto, percebemos a oportunidade de ampliar nosso alcance e, por isso, optamos por dividir as turmas em dois semestres, cada um com uma duração de cinco meses. Como o curso é ministrado on-line, agora conseguimos atender a mesma quantidade de alunos duas vezes ao ano, uma vez em cada semestre.”

A FRB trabalha para que cada discente viva uma imersão cultural, quebre barreiras, celebre a diversidade de culturas e idiomas e faça descobertas que impactem suas vidas de forma positiva.

Aviso!

E, para quem tem interesse em aprender um novo idioma com uma metodologia dinâmica e professores nativos, as inscrições para as turmas de inglês e espanhol do primeiro semestre de 2024 serão abertas em dezembro de 2023.

Não perca essa oportunidade única de enriquecer sua vida pessoal e profissional!

Por Mazé Rodrigues – Ascom FRB

Revisão: Tamires Lopes